Presidente recebe deputado Luiz Tadeu Leite

O deputado Luiz Tadeu Leite (PMDB), que se afastou da Secretaria de Estado da Justiça no início da semana, depois de ...

19/11/1999 - 07:22

Presidente recebe deputado Luiz Tadeu Leite

O deputado Luiz Tadeu Leite (PMDB), que se afastou da Secretaria de Estado da Justiça no início da semana, depois de 11 meses à frente daquela Pasta, retomou, nesta quarta-feira (17/11/1999), suas atividades no Legislativo, tendo sido recebido, logo pela manhã, pelo presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB). Em uma reunião informal, no Salão Nobre, o presidente destacou a atuação do deputado no Executivo e frisou que o seu retorno "só irá enriquecer o Parlamento mineiro".

O deputado Antônio Andrade, líder do PMDB na Assembléia, depois de lamentar a saída do deputado César de Mesquita, que volta à suplência, também ressaltou o trabalho competente e a dedicação de Luiz Tadeu Leite à frente da Secretaria de Justiça, repetindo que o Parlamento mineiro ficará engrandecido com a sua presença. Também foram receber o ex-secretário e titular de uma das cadeiras do PMDB no Legislativo, entre outros, o líder do governo Alberto Pinto Coelho (PPB), José Braga (PDT), Márcio Cunha, Dimas Rodrigues, Antônio Júlio, Paulo Pettersen, Eduardo Brandão, Antônio Roberto, todos da bancada do PMDB, e os deputados Adelmo Carneiro Leão e Durval Ângelo, do PT.

"Na minha volta espero retomar o debate de temas relevantes para o Estado, num espaço que é o meu, o espaço do Legislativo. Volto para apoiar o meu partido, somar em favor de causas em que acredito e apoiar o líder do governo, Alberto Pinto Coelho", afirmou o deputado Luiz Tadeu Leite. O ex-secretário conversou ainda com a Imprensa, fazendo um balanço do seu trabalho à frente da Secretaria. Ele disse os governos postergaram por muito tempo os investimentos em segurança, e o resultado está aparecendo agora.

O deputado Luiz Tadeu Leite afirmou que nos 11 meses em que esteve na Secretaria iniciou várias ações. "Temos 10 novos presídios em construção na RMBH, programas de atendimento a menores infratores e muitas outras atividades", resumiu ele, entregando aos jornalistas um relatório com o resultado da sua gestão. O deputado advertiu, no entanto, que é urgente a realização de um amplo debate, com a participação da sociedade, para definir o impasse na construção de presídios. "Todos pedem segurança, mas ninguém quer um presídio ou uma cadeia perto de sua casa. Então temos de enfrentar esse problema, promovendo um debate com a sociedade", disse.

Ele comentou ainda que a situação na área da Segurança é grave, mas não será com denúncias que o problema será resolvido. O deputado afirmou que a sua saída da Secretaria foi motivada por um compromisso com ele mesmo, de que só ficaria no Executivo por um período de um ano; pela pressão da sua base política e para dar condições ao governador Itamar Franco de fazer as mudanças que considera necessárias para enfrentar os problemas que o setor está vivendo.


Responsável pela informação: Patricia Duarte - ACS - 31-2907715