Igreja Siríaca Católica de Antióquia recebe homenagem
A primeira parte da Reunião Ordinária desta terça-feira (26/10/1999) foi transformada em Especial para homenagear a I...
29/10/1999 - 10:49Igreja Siríaca Católica de Antióquia recebe homenagem
A primeira parte da Reunião Ordinária desta terça-feira (26/10/1999) foi transformada em Especial para homenagear a Igreja Siríaca Católica de Antióquia, a comunidade árabe-brasileira da capital mineira e o Clube Sírio de Belo Horizonte. O destaque foi a presença da Beatitude Moussa Daoud, patriarca da Antióquia e do Oriente dos siríacos católicos. Daoud é um líder religioso cuja trajetória de vida, segundo o deputado Rogério Correia (PT) - autor do requerimento que deu origem à homenagem -, confunde-se com os dramas e desafios de muitos dos povos do Oriente.A Beatitude Moussa Daoud agradeceu a homenagem prestada pela Assembléia Legislativa e falou dos problemas que vive sua região. Ele falou, entre outras coisas, da necessidade da volta dos refugiados palestinos à Palestina e da transformação de Jerusalém em uma cidade aberta a todas as religiões. Moussa Daoud fez, ainda, um apelo à paz. O deputado Rogério Correia (PT) lembrou que a homenagem é também um momento de reflexão. "Seria possível separar toda uma trajetória pessoal e religiosa dos acontecimentos, dramas e desafios de povos e nações milenares daquilo que conhecemos como Oriente Médio?", indagou. Segundo o deputado, o olhar ocidental e tipicamente imperialista, voltado para as riquezas naturais estratégicas da região, tem provocado guerras, divisões dos povos orientais, conflitos étnicos e religiosos. Afirmou que Daoud desempenha "papel decisivo na busca da necessária unidade de povos e nações para enfrentarem seus problemas".
O presidente Anderson Adauto (PMDB), que entregou a Daoud placa relativa à homenagem, lembrou o papa João XXIII, que começou o movimento ecumênico. "A idéia de que os ensinamentos do Salvador são a base e a força de todas as doutrinas cristãs, independentemente de rito e denominação, encontrou nele um defensor incansável", afirmou. No caso da Igreja Siríaca Católica de Antióquia, destacou o presidente, a filosofia ecumênica veio apenas reforçar uma aproximação que sempre existiu. O presidente lembrou, ainda, declaração do Papa João Paulo II, que destacou que a antiga tradição das Igrejas Orientais "é parte integrante do patrimônio da Igreja de Cristo, e os católicos romanos devem conhecê-la para dela se nutrirem e, na medida de suas possibilidades, favorecerem o processo da unidade". O presidente lembrou, ainda, o Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino, a ser comemorado no próximo dia 29 de novembro.
Presenças - Compuseram a Mesa dos trabalhos, além do presidente Anderson Adauto (PMDB) e do deputado Rogério Correia (PT); Sua Beatitude Moussa Daoud; o cônsul-geral da República Árabe da Síria, Rachid El Rachidi; o monsenhor Antônio Charda, bispo da Igreja Siríaca da Venezuela; monsenhor Luiz Auad, vigário da Igreja Siríaca no Brasil; o cônsul da Síria, Lycio Cadar; Georges Masri, secretário do patriarca Moussa Daoud; e Marcelo Antônio dos Santos Ferreira, presidente da Federação das Entidades Árabes em Minas Gerais.
Responsável pela informação: Fabiana Oliveira - ACS - 31-2907715