Centro Integração Empresa-Escola recebe homenagem
A Assembléia Legislativa realizou, nesta segunda-feira à noite (25/10/1999), Reunião Especial em homenagem aos 20 ano...
27/10/1999 - 15:13Centro Integração Empresa-Escola recebe homenagem
A Assembléia Legislativa realizou, nesta segunda-feira à noite (25/10/1999), Reunião Especial em homenagem aos 20 anos do Centro Integração Empresa-Escola de Minas Gerais. O deputado Arlen Santiago (PTB), que pediu a homenagem, disse que a instituição nasceu do esforço conjugado de educadores e empresários com o objetivo principal de promover a integração e incrementar o desenvolvimento profissional, principalmente através de estágios para estudantes.Ele lembrou que o CIEE nasceu em Minas, em 1965, mas foi realmente implantado em 8 de dezembro de 1979. Nesses 20 anos de existência, disse, o centro ajudou no desenvolvimento social e econômico de Minas, acompanhando mudanças, renovando-se a cada dia e abrindo novas frentes de trabalho. Arlen Santiago ressaltou que o mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo e o curso superior é muito importante para quem deseja conseguir um emprego. Neste sentido, afirmou, o estágio é a melhor maneira de as pessoas atingirem este objetivo. Ele disse que o CIEE ensina o exercício da profissão e multiplica, assim, as oportunidades de emprego.
O deputado também afirmou que as atividades do centro não se resumem ao aprimoramento profissional. O CIEE desenvolve vários programas, entre eles o de Encaminhamento do Recém Formado, que encaminha a empresas currículos de alunos que terminaram curso nos últimos 18 meses. "O CIEE é um elo entre a teoria e a prática, que aproxima a sala de aula do trabalho", observou Arlen Santiago.
O vice-diretor presidente do CIEE, Luís Fernando Reis, disse que a entidade nasceu para atender à sociedade mineira e que o reconhecimento da Assembléia, através da homenagem, dá a sensação de dever cumprido. Ele ressaltou que, apesar disso, o centro ainda tem muito o que fazer. Luís Fernando fez um histórico do CIEE e lembrou as ações de todos os que participaram e ainda estão desenvolvendo atividades para o desenvolvimento da entidade.
Segundo o vice-diretor presidente, o CIEE somente não atuou antes de 1979 porque a legislação impedia o estágio em empresas, o que somente foi modificado a partir da Lei 6.494, de 1978, regulamentada em 1982. Ele disse que em 1994 a entidade colocou em estágios 4.508 estudantes, número que passou para 14.933 alunos em 1998 e para 10.156 este ano. Mais de 60% dos ex- estagiários conseguiram prosseguir na profissão, afirmou.
Luís Fernando disse, ainda, que em 1998 foram concedidas 99.808 bolsas- auxílio para estudantes, sendo que este ano o número chegou a 72.608. Em Minas, de acordo com ele, existem unidades do CIEE em Juiz de Fora, Varginha, Governador Valadares, Montes Claros, Uberlândia e Contagem.
O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSD), representando o presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB), dirigiu os trabalhos e entregou uma placa alusiva à homenagem a Luís Fernando Reis. Ele leu uma mensagem em que o presidente do Legislativo afirma que o CIEE é uma daquelas instituições que mais têm colaborado no processo de construção da cidadania.
Participaram da reunião ainda, entre outros, Hélio Vieira de Azevedo, representante dos fundadores do CIEE; Rômulo Avelar, presidente de honra da entidade; tenente-coronel João Batista Araújo, sub-comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR); Luziana Lanna, diretora- executiva da Associação Comercial de Minas Gerais; e Aracy Amorin, diretora do Instituto de Educação de Minas Gerais.
Responsável pela informação: Lucio Perez - ACS - 31-2907715