População mobilizada contra a privatização de Furnas
Mais de 3 mil pessoas estiveram participando, na última sexta-feira (22/10), em Capitólio, Sudoeste de Minas, do 1º A...
26/10/1999 - 12:23População mobilizada contra a privatização de Furnas
Mais de 3 mil pessoas estiveram participando, na última sexta-feira (22/10), em Capitólio, Sudoeste de Minas, do 1º Ato Público contra a privatização de Furnas Centrais Elétricas. Deputados estaduais e federais, lideranças políticas da região, representantes de entidades da sociedade civil organizada, sindicatos e organizações estudantis se revezaram no palanque, condenando de forma unânime a intenção do Governo Federal de privatizar a empresa.Em seu pronunciamento, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Anderson Adauto, advertiu que as grandes potências internacionais cobiçam os recurso hídricos e o território brasileiro, uma conclusão que, acrescentou, foi enfatizada durante as reuniões e seminários organizados no legislativo mineiro, para debater os efeitos da globalização da economia.
Anderson Adauto lembrou que a região de Furnas foi muito sacrificada na época de construção da barragem, que deu origem ao Lago de Furnas, já que vários municípios tiveram parte de suas áreas inundadas, comprometendo suas melhores terras. O presidente da Assembléia Legislativa salientou ainda que os mineiros tem uma relação muito especial com seus rios, onde surgiram as primeiras cidades do estado na época do Ciclo do Ouro.
O presidente da Assembléia ressaltou que os mineiros foram os pioneiros, no Brasil, no aproveitamento da força das águas para a geração de energia elétrica. "Esta tradição, na exploração das águas é que torna mais forte nossa consciência sobre a questão, que levou o então governador Juscelino Kubitschek a criar a Cemig e Furnas Centrais Elétricas ", enfatizou o parlamentar.
Os demais discursos foram igualmente veementes na condenação ao Governo Federal. O ato público, com caráter suprapartidário, reuniu representantes de vários partidos e de entidades de um amplo leque político. Representando a Assembléia Legislativa, além do seu presidente, estiveram os deputados Jorge Eduardo (PMDB), Márcio Cunha (PMDB), Dilzon Melo (PTB), Rogério Correia (PT), Adelmo Carneiro Leão (PT), Marco Régis (PPS). Também a Câmara Federal esteve representada pelos deputados Sérgio Miranda (PcdoB), Nilmário Miranda (PT) e Virgílio Guimarães (PT).
Responsável pela informação: Patricia Duarte - ACS - 31-2907715