Deputados sabatinam diretor-geral da Codevale

A Comissão Especial formada para analisar a indicação de José Felipe Mota Coelho para o cargo de diretor-geral da Com...

21/10/1999 - 11:41

Deputados sabatinam diretor-geral da Codevale

A Comissão Especial formada para analisar a indicação de José Felipe Mota Coelho para o cargo de diretor-geral da Comissão de Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha (Codevale), aprovou, após sabatina nesta quarta-feira (20/10/1999), o parecer favorável do deputado César de Mesquita (PMDB). O deputado Agostinho da Silveira (PL) lembrou que é dever da Assembléia Legislativa inquirir pessoas que vão ocupar cargos públicos, procurar informações para que a sociedade possa conhecer quem compõe o Estado. José Felipe Mota Coelho tem 42 anos e já foi prefeito do município de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, entre 1993 e 1996.

O relator questionou o indicado sobre quais seriam suas ações para revitalizar o Vale do Jequitinhonha. José Felipe apresentou seu plano de ação na administração da Codevale. Segundo ele, a comissão não possui nenhum projeto em estudo ou em fase de execução, com exceção da sua atuação na área do artesanato, pois está desprovida de um quadro técnico, restando a ela o papel de interlocutora dos assuntos da região, junto aos diversos organismos estatais.

Quando questionado sobre a atuação de diversos órgãos que também atuam na região, como a Sudenor, ele defendeu o diálogo como a melhor forma de interação. "Temos que conversar, discutir questões como, por exemplo, a falta d'água. Precisamos resolver este problema crucial", enfatizou. A deputada Elbe Brandão (PSDB) disse que toda discussão tem que ser madura em busca do desenvolvimento do Estado. Para promover o desenvolvimento sustentável do Vale, que, de acordo com o deputado César de Mesquita, é uma das regiões mais degradadas ambientalmente, José Felipe propôs a reativação do programa de empresas comunitárias e a promoção da indústria moveleira.

O deputado Durval Ângelo (PT) perguntou ao indicado como foram analisadas as contas do município de Minas Novas, no período em que foi prefeito. Ele informou que as contas foram entregues ao Tribunal de Contas dentro do prazo estipulado e que o município firmou alguns convênios para calçamentos e construções de redes de esgoto. José Felipe disse que foi feita uma denúncia, por seus adversários políticos, de que os convênios não foram cumpridos e as contas não foram apresentadas. Mas, segundo ele, a Secretaria de Assuntos Municipais fez uma auditoria no município e comprovou a prestação de contas. O deputado Márcio Cunha (PMDB) leu uma cópia do relatório da Seam, que diz que os recursos repassados foram satisfatoriamente aplicados.

PRESENÇAS
Participaram da reunião os deputados Marcelo Gonçalves (PDT), que a presidiu; César de Mesquita (PMDB); Agostinho Silveira (PL); Eduardo Hermeto (PFL); Alencar da Silveira Júnior (PDT); Márcio Cunha (PMDB); Sargento Rodrigues (PL); Durval Ângelo (PT); Paulo Pettersen (PMDB); a deputada Elbe Brandão (PSDB) e o indicado José Felipe Mota Coelho.


Responsável pela informação: Carolina Braga - ACS - 31-2907715