paes de Andrade é cidadão honorário de Minas Gerais

O ex-deputado federal pelo Estado do Ceará, Antônio Paes de Andrade, recebeu, na última sexta-feira (08/10/1999), o t...

15/10/1999 - 17:16

paes de Andrade é cidadão honorário de Minas Gerais

O ex-deputado federal pelo Estado do Ceará, Antônio Paes de Andrade, recebeu, na última sexta-feira (08/10/1999), o título de cidadão honorário de Minas Gerais. O diploma foi outorgado a ele pelo governador do Estado, Itamar Franco, por meio do Decreto nº 40.413, de 14 de junho de 1999, a requerimento do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Anderson Adauto (PMDB).

A solenidade de entrega do título, realizada no Plenário, contou com a presença do governador Itamar Franco; do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer; do ex-presidente da República, senador José Sarney; do presidente regional do PMDB de Minas Gerais, senador José Alencar; do secretário-geral do PMDB, Saraiva Felipe; pelo líder do PMDB na Câmara Federal, Gedel Vieira Lima; do senador Roberto Requião (SC); do ex-ministro da Justiça, senador Renan Calheiros; e do deputado Henry Charles (RJ).

Antônio Paes de Andrade é natural de Mombaça, no Ceará. Formado em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro, elegeu-se deputado estadual em seu Estado pelo antigo PSD, em 1951. Foi eleito deputado federal em 1962, percorrendo todos os estágios da atividade política, no Legislativo e no Executivo, tendo assumido doze vezes a Presidência da República, como substituto constitucional.

LEALDADE
O presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto, afirmou que Paes de Andrade soube exercer suas funções como presidente da Câmara dos Deputados e, na interinidade, como presidente da República, "com inexcedível lealdade ao povo brasileiro, às forças políticas que compunham o governo e ao chefe de Estado". O presidente fez um breve histórico sobre a vida política do homenageado, destacando sua passagem pelo movimento de oposição mantido pelo então Movimento Democrático Brasileiro (MDB), na luta contra o regime ditatorial, sofrendo perseguições do sistema que se manifestavam até mesmo na violência policial contra membros de sua família. "Estamos certos de que o sentimento de Minas, que é o sentimento da liberdade, do respeito ao outro, mas de intransigência no serviço da pátria, sente-se fortalecido ao acolher a sua identidade de grande homem do Brasil", acentuou.

AGRADECIMENTO
Paes de Andrade agradeceu a homenagem afirmando que "no País inteiro, temos hoje a impressão de que ninguém consegue ser plenamente cidadão brasileiro se não for ao mesmo tempo cidadão de Minas Gerais". Ele afirmou, ainda, a certeza de que as tradições da terra nordestina encontram, em Minas, "o mais nobre dos contrapontos", citando a luta de Tiradentes e lembrando que, no Nordeste, também há mártires da luta pela independência e pela democracia.


Responsável pela informação: Eustaquio Marques - ACS - 31-2907715