Terra do Saber é apresentado à Comissão de Turismo
"Um centro de cultura, de lazer e entretenimento que vai recuperar a história do Estado, além de abrir as portas para...
22/09/1999 - 21:49Terra do Saber é apresentado à Comissão de Turismo
"Um centro de cultura, de lazer e entretenimento que vai recuperar a história do Estado, além de abrir as portas para os artistas mineiros", destacou Fátima Tolentino, ao falar sobre o projeto "Terra do Saber", que será o primeiro Parque Temático do Estado. Uma das responsáveis pelo projeto, ela expôs, nesta terça-feira (21/09/1999), detalhes do empreendimento à Comissão de Turismo, Indústria e Comércio. O parque será construído no km 3 da cidade de Esmeraldas, onde hoje se encontra o Hotel Fazenda Ipê Amarelo. A iniciativa faz parte de mais um projeto da Costa Monteiro Empreendimentos.O parque temático, que visa recuperar a memória de Minas, será estruturado de forma a ressaltar o que o Estado tem de mais tradicional. Segundo Edwiges Leal, que participa da elaboração do projeto, o parque será dividido em "mundos". "Teremos o mundo mineral, onde estarão as pedras preciosas encontradas no Estado desde o desbravamento de nossas terras; e o mundo rural, que terá cenas rurais da vida mineira", exemplifica. O Hotel Fazenda, em Esmeraldas, que já está sendo reformado, receberá hóspedes que também serão visitantes do parque. "Somos muito pobres de conhecimento em se tratando da história de Minas. O parque irá resgatar isso", justifica Fátima Tolentino.
A primeira etapa do projeto vai ocupar uma área de 70 a 100 mil m² e posteriormente o empreendimento alcançará cerca de 250 mil m². Crianças terão alternativas de lazer, como brinquedos, oficinas de cerâmicas e bonecos, além de poderem assistir às apresentações de peças teatrais. Uma praça central será o empório da comida mineira no parque, onde haverá exposições artesanais. A praça terá ainda um coreto, que receberá bandas musicais e outras atrações artísticas, como grupos de congado e encenações teatrais. O Lago dos Poetas promete ser outra atração do local. Segundo Edwiges, será um lugar especial onde as pessoas poderão fazer meditação e ler poesias dos principais escritores do Estado. O projeto não conta, no momento, com nenhuma parceria. O empreedimento gerou, até agora, cerca de 50 empregos.
PRESENÇAS
Participaram da reunião a deputada Elbe Brandão (PSDB), que a presidiu; e os deputados Sebastião Navarro Vieira (PFL) e Jorge Eduardo de Oliveira (PMDB), além das convidadas Edwiges Leal e Fátima Tolentino.
Responsável pela informação: Renata Ramos - ACS - 31-2907715