Reunião comemora Semana da Família
A primeira parte da Reunião Ordinária de Plenário desta terça-feira (14/09/1999) foi transformada em Reunião Especial...
15/09/1999 - 18:16Reunião comemora Semana da Família
A primeira parte da Reunião Ordinária de Plenário desta terça-feira (14/09/1999) foi transformada em Reunião Especial para comemorar a Semana da Família, com a presença do cardeal D. Serafim Fernandes de Araújo, por solicitação do deputado Miguel Martini (PSN). O deputado lembrou que a Semana da Família foi comemorada pela Arquidiocese de Belo Horizonte, de 8 a 15 de agosto. Para ele, a crise atual torna difícil para a família realizar seu papel mais importante, que é "modelar o espírito, a alma e o caráter da pessoa humana".Martini acredita que a descaracterização da família decorre em grande parte do despreparo com que os casais vão para o matrimônio, além da influência da mídia, através de programas destinados aos adolescentes e jovens, com o culto ao hedonismo, o erotismo, a pornografia, a separação, a traição e a infidelidade. Ele comentou a crise de autoridade dos pais, dizendo que, na grande maioria, são os filhos que se impõem e ditam as normas. Defendeu a revisão e atualização das leis para garantir às famílias condições para sobreviver, afirmar-se e preservar-se. "O objetivo central de qualquer política social tem que ser a defesa, preservação e desenvolvimento permanente da família, pois estamos convictos de que é só em família que se realiza o ser humano", finalizou.
INVESTIMENTO NA CRIANÇA
O cardeal D. Serafim Fernandes de Araújo comentou o resultado de uma pesquisa realizada em âmbito mundial, sobre qual seria o valor principal do mundo para o próximo século. A resposta foi a família. Ele defendeu a mudança de foco no investimento: "Ao falar de família estamos falando muito de pai e mãe. O investimento maciço deve ser sobre a criança". Para D. Serafim, as crianças estão sendo roubadas durante seus anos de formação, e devem ser elas a receber a maior atenção, em benefício da família. "Ou a família se salva ou não haverá terceiro milênio, não haverá saída", disse.
Encerrando a comemoração, o presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB), lembrou que é em tempos de crise que o homem se volta com crença e esperança para os valores que compõem a sua formação, dentre eles, a família. Ele lembrou que, ao promover a reunião, o Legislativo reconhece a necessidade de fortalecer a instituição da família, "como uma das armas para vencer o impasse em que se debate a Nação brasileira". Ressaltou, ainda, que a realidade sócioeconômica nunca apresentou aspectos tão injustos como atualmente; e defendeu a revisão do pacto federativo e a substituição do modelo econômico imposto por forças externas como condições para que a justiça social passe a imperar.
Compuseram a mesa, além do presidente Anderson Adauto e do deputado Miguel Martini, o 2º-vice-presidente da Assembléia, deputado Durval Ângelo (PT), e Hélio Pessoa, representando o secretário de Estado de Assuntos Municipais.
Responsável pela informação: Renata Ramos - ACS - 31-2907715