Comunidade Nova Gameleira rejeita construção de presídio

Os líderes comunitários e moradores do Bairro Gameleira são contra a construção de uma unidade prisional na região. A...

09/09/1999 - 06:35

Comunidade Nova Gameleira rejeita construção de presídio

Os líderes comunitários e moradores do Bairro Gameleira são contra a construção de uma unidade prisional na região. A área já está sendo preparada para a construção de um presídio com capacidade para abrigar cerca de 480 detentos. No local, já são observados tratores para aplanar o terreno. O assunto foi debatido na terça-feira (31/08/9/1999), durante reunião da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, no Bairro Gameleira. A audiência pública foi realizada no Conjunto Habitacional Henricão - que é o maior de Belo Horizonte - e contou com a participação dos moradores e de alguns convidados.

Segundo as lideranças comunitárias, próximo à região em que se pretende construir o presídio, há 12 escolas, várias creches, diversas residências e ainda o hospital Sarah Kubitschek. Eles garantiram que os moradores tentarão esgotar todas as possibilidades para impedir a construção do presídio. Os moradores se prontificaram até mesmo a realizar um abaixo assinado, e apontaram duas irregularidades quanto ao aspecto legal. A primeria diz respeito ao número permitido de detentos. A lei estadual permite o máximo de 170, e a cadeia terá capacidade para 480. A segunda irregularidade apontada é a falta de autorização do Ministério Público para que a obra seja feita.

PRESENÇAS
Compareceram à audiência pública o secretário adjunto de Justiça e Direitos Humanos, Weber Americano; os vereadores representantes da região Enílson Heiderick e Wagner Messias; lideranças comunitárias e diretores de escolas. O secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Lopes, não compareceu nem enviou representante.


Responsável pela informação: Renata Ramos - ACS - 31-2907715