Alemg participa de reunião sobre o Interlegis em Brasília
A Assembléia Legislativa de Minas Gerais irá participar, no próximo dia 13 de setembro, no Senado, em Brasília, de um...
03/09/1999 - 17:55Alemg participa de reunião sobre o Interlegis em Brasília
A Assembléia Legislativa de Minas Gerais irá participar, no próximo dia 13 de setembro, no Senado, em Brasília, de uma reunião sobre o projeto Interlegis (Rede de Integração e Participação Legislativa). O programa busca a modernização do Poder através do uso da tecnologia da informação, visando à implantação da Comunidade Virtual do Legislativo. Os objetivos maiores do Interlegis são aumentar a eficiência e a competência das Casas Legislativas e promover a participação cidadã nos processos legislativos. Através do projeto, o Congresso Nacional, as Câmaras Municipais e as Assembléias estarão interligados, aprimorando a comunicação e o fluxo de informações entre os parlamentares.O convite para que a Assembléia participe da reunião em Brasília foi feito, nesta quinta-feira (02/09/1999), pelo diretor do Interlegis, Armando Roberto Nascimento, que representou o presidente do Congresso, Antônio Carlos Magalhães. Ele se encontrou com o responsável pela Área de Informática da Casa, Marcelo Migueletto. Nascimento informou que inicialmente serão envolvidos cerca de 66 municípios no projeto, mas até o final do processo o Interlegis deverá estar implantado em 2,5 mil municípios e em todas as Assembléias do país.
Segundo o diretor do Interlegis, a Assembléia mineira, que já se destaca em tecnologia de informação, será um importante parceiro para o projeto. "Minas já participou de discussões e reuniões em nível estadual e federal sobre o tema", lembrou o diretor. Armando Nascimento disse que, por meio do projeto, será desenvolvida tecnologia de software, e implantadas salas de multimeios, a partir das quais poderão ser feitas projeções e teleconferências, com debates nacionais e reuniões à distância. "Os municípios vão receber equipamentos e terão possibilidade de receber sinais de TV e de satélites", ressaltou o diretor.
A implantação da Rede Interlegis está sendo realizada pelo Senado através do Prodasen (Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal). A rede será formada por representantes do Senado, da Câmara dos Deputados, das Assembléias Legislativas, das Câmaras Municipais e dos Tribunais de Contas. Segundo o diretor do Interlegis, o projeto será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e está sendo estimado um investimento de US$ 25 milhões para sua implantação.
Responsável pela informação: Renata Ramos - ACS - 31-2907715