Assembléia Homenageia o Exército Brasileiro

A Assembléia Legislativa prestou homenagem ao Exército Brasileiro pela passagem do Dia do Soldado - comemorado no dia...

27/08/1999 - 17:22

Assembléia Homenageia o Exército Brasileiro

A Assembléia Legislativa prestou homenagem ao Exército Brasileiro pela passagem do Dia do Soldado - comemorado no dia 25 de agosto - durante a Reunião Ordinária de Plenário, na tarde desta quinta-feira (26/08/1999), atendendo a requerimento do deputado Carlos Pimenta (PSDB). O presidente Anderson Adauto (PMDB) abriu a reunião com um pronunciamento em que destacou que, no momento de crise política, econômica e social que o país vive, o Exército é uma instituição das mas respeitadas e que desenvolve importante trabalho nas questões sociais.

Anderson Adauto ressaltou que o Exército não apenas desenvolve ações sociais específicas, por meio de programas assistenciais, como atua nas áreas da educação, desenvolvimento tecnológico, defesa civil, saúde e ecologia, além de cumprir "exemplarmente" seu dever de guardião da soberania nacional e contribuir, sempre que necessário, nas mobilizações para a paz mundial. "É bom saber que nosso Exército não fecha os olhos ao problema da exclusão social e se posiciona para ajudar a resolvê-lo, caminhando de mãos dadas com a sociedade", concluiu.

O deputado Carlos Pimenta (PSDB) afirmou que uma das grandes virtudes do Exército brasileiro é a sua vocação para a paz, "marca indelével do militar brasileiro desde os primórdios" e que prova dessa vocação é a freqüência com que as tropas brasileiras são requisitadas pela Organização das Nações Unidas para integrar forças de paz em áreas conflagradas. O deputado lembrou vários episódios da história brasileira em que a atuação do Exército foi marcada pela bravura e pelo destemor de seus integrantes, e destacou alguns nomes exponenciais da instituição, como o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon - o Marechal Rondon - e também a participação de mulheres como Maria Quitéria e Ana Néri.

Em nome do Exército, falou o general de Divisão Rômulo Bini Pereira, comandante da 4ª Região Militar e da 4ª Divisão do Exército. Ele agradeceu a homenagem e falou que o Exército mantém um estreito relacionamento com o povo mineiro, uma vez que as diversas unidades da instituição estão situadas em quase uma centena de municípios de Minas Gerais. O general afirmou que "o Brasil vive tempos de transição, de afirmação de atitudes e de aperfeiçoamento democrático, e que o Exército tem interpretado bem essa conjuntura, em que facilidades inexistem, e a ela tem se adaptado com correção e altivez". Tanto o general quando o deputado Carlos Pimenta e o presidente Anderson Adauto lembraram a figura de Duque de Caxias, patrono do Exército.

MESA
A reunião foi aberta pelo presidente Anderson Adauto (PMDB) e depois conduzida pelo deputado Dilzon Mello (PTB), 1º secretário da Assembléia, que entregou ao general Rômulo Bini Pereira uma placa alusiva à homenagem. Integraram ainda a Mesa dos trabalhos o general de Exército Délio de Assis Monteiro; o presidente do BDMG Cultural, Mauro Santayanna, representando o governador Itamar Franco; o coronel Joel Lopes Vieira, presidente da Associação nacional dos Veteranos da FEB; o tenente-coronel José Gonzaga Vaz de Lima, representando o Comandante-Geral da PMMG, e o deputado Carlos Pimenta (PSDB).


Responsável pela informação: Cristiane Pereira - ACS - 31-2907715