Presidente da Belotur fala sobre pesquisa e projeto Conheça BH
Belo Horizonte é uma cidade com um enorme potencial turístico, com dezenas de locais e eventos de interesse turístico...
25/08/1999 - 18:22Presidente da Belotur fala sobre pesquisa e projeto Conheça BH
Belo Horizonte é uma cidade com um enorme potencial turístico, com dezenas de locais e eventos de interesse turístico que podem ser mais e melhor explorados economicamente. A afirmação é do presidente da Belotur, José Francisco de Salles Lopes, que participou nesta terça-feira (24/08/1999) de reunião da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, quando falou sobre o Projeto "Conheça BH", desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte. O Projeto é um trabalho de divulgação e promoção, inclusive entre os moradores da Capital, do potencial turístico da cidade, e que incluiu, numa primeira etapa, uma pesquisa feita com moradores da cidade sobre o conhecimento dos pontos e eventos turísticos. O presidente da Belotur, que está no cargo há cinco meses, falou sobre os resultados da pesquisa.O objetivo do levantamento, explicou José Francisco Salles, foi, prioritariamente, identificar o nível de conhecimento do belo-horizontino sobre os pontos turísticos e opções de lazer que a cidade oferece. A segunda etapa do Projeto é o desencadeamento de ações que respondam aos resultados obtidos com a pesquisa, divulgando e promovendo os locais e eventos menos conhecidos. Uma das ações propostas, ligadas ao resultado da pesquisa, é a edição - já em andamento - de um livro de bolso contendo informações sobre as opções de lazer e as atrações turísticas, que deve ter tiragem inicial de 100 mil exemplares para serem distribuídos em postos da Belotur, hotéis, agências de viagem.
Outra proposta da Belotur é elaborar uma cartilha para ser utilizada pelos taxistas de Belo Horizonte, com informações de interesse para o turista, mas que seria feita a partir, também, de pesquisa entre os próprios taxistas para identificar as informações mais solicitadas sobre a cidade por passageiros que eles conduzem. A cartilha deve trazer também expressões básicas para orientação ao turista, em mais duas ou três línguas além do português - inglês, francês, espanhol e/ou italiano.
PONTOS MAIS E MENOS CONHECIDOS
A pesquisa foi feita com 2.952 pessoas, entre os dias 14 e 28 de junho, em 16 locais da cidade, escolhidos em áreas estratégicas para atingir públicos diferenciados. O resultado mostrou que o Mercado Central é o ponto turístico mais conhecido dos belo-horizontinos, sendo citado por 83,2% dos entrevistados, e o Parque Rosinha Cadar, no Santo Agostinho, é o menos conhecido - citado apenas por 1,3% dos pesquisados. Dentre os eventos realizados na cidade, o Carnabelô foi o mais lembrado, com 39,9% de respostas, e os eventos menos conhecidos são os Blocos do Cachorro Cansado e o Concentra Mas Não Sai, ambos com 1,1% de citações. O presidente da Belotur ressaltou que por "conhecer" exigia-se que o entrevistado já estivesse estado no local ou participado do evento. Constaram da pesquisa 129 pontos turísticos e 92 eventos, considerando os que são realizados regularmente na cidade.
TRABALHO DE DIVULGAÇÃO É FUNDAMENTAL
Indagado pelo deputado Alberto Bejani (PFL) sobre a necessidade de uma ampla divulgação do potencial turístico da cidade, José Francisco Lopes informou sobre ações que a Prefeitura de Belo Horizonte e a Belotur já estão desenvolvendo para promover as opções de lazer e turismo da cidade. Dentre eles, está o Café com Turistas, que consiste em um encontro mensal do prefeito Célio de Castro e o presidente da Belotur reunindo profissionais do setor de turismo - gerentes de hotéis e agentes de viagens -, turistas hospedados nestes hotéis, e jornalistas de diversos segmentos (não apenas de Turismo). O encontro acontece sempre num ponto turístico da cidade, e o objetivo é trocar idéias sobre assuntos de interesse do setor e da cidade, em geral.
Além disso, a cidade tem recebido com regularidade grupos de jornalistas de outros Estados, com os quais é feito um amplo e variado roteiro turístico em Belo Horizonte. Em junho, um grupo de 12 jornalistas do Centro-Sul do país esteve na cidade durante três dias, conhecendo parques, restaurantes, museus, feiras e acompanhando etapas do "Arraiá de Belô", O resultado, segundo o presidente da Belotur, foi a publicação de cerca de 25 páginas de matérias jornalísticas em diversos veículos de comunicação, além de uma matéria de 20 páginas na revista "Brasil Travel News", uma das mais conceituadas do segmento de turismo.
Sobre o "Arraiá de Belô", inclusive, o presidente da Belotur destacou que o evento, que na edição deste ano teve a participação de 100 grupos de quadrilhas, está se tornando um dos mais importantes e disputados da cidade, já comparado às grandes festas juninas do Nordeste do país. José Francisco Lopes disse que participou de um evento comercial na Rede Globo e que o "Arraiá" já está sendo considerado um dos eventos regionais "nacionalmente comercializáveis" pela emissora.
José Francisco destacou também a importância de promover a cidade entre os próprios moradores, uma vez que um dos principais objetivos é mostrar ao belo-horizontino todas as opções de lazer que ele tem na cidade. "Uma cidade só é bem divulgada se é bem conhecida e amada por seus moradores", disse. Ele informou ainda que está sendo planejada uma ação conjunta da Belotur com a secretaria municipal de Meio Ambiente para divulgação dos 29 parques da cidade - 19 deles estão entre os últimos dos 192 pontos de lazer apontados pela pesquisa.
DÚVIDAS SOBRE A SECRETARIA DE TURISMO
O deputado Alberto Bejani (PFL) também quis saber a opinião do presidente da Belotur sobre o Projeto de Lei 399/99, do governador, em tramitação na Assembléia, que cria a secretaria de Estado de Turismo e extingue a Turminas. José Francisco Lopes disse não conhecer o projeto detalhadamente, mas ressaltou que o setor de turismo precisa de ser gerenciado de forma ágil e flexível, e que as limitações organizacionais e legais de uma secretaria de Estado talvez dificultassem as ações do setor. Ele defendeu que o projeto seja bem debatido com os profissionais do setor.
O deputado Márcio Cunha (PMDB), que foi secretário municipal de Cultura e Turismo de Belo Horizonte em 1986, também questionou a criação de uma secretaria de Estado e a extinção da Turminas como as melhores ações administrativas para o setor e ressaltou que já levou esse questionamento ao governador Itamar Franco. Sobre as atrações turísticas de Belo Horizonte, Márcio Cunha destacou que é fundamental que a Belotur estude um horário de funcionamento mais adequado ao cotidiano dos cidadãos para os pontos que podem ser visitados e que, quase sempre, ficam fechados ou têm horários muito restritos nos finais de semana.
PARECER E REQUERIMENTOS APROVADOS
Foi aprovado parecer de 1º turno sobre o Projeto de Lei 351/99, do deputado Chico Rafael (PSB), que altera dispositivos da Lei 12.708, de 29 de dezembro de 1997. O projeto define novos valores da receita bruta anual acumulada para a classificação de microempresa, empresa de pequeno porte, microprodutor rural e produtor rural de pequeno porte. O relator da matéria foi o deputado Alberto Bejani (PFL).
Foram aprovados ainda os Requerimentos 506 e 511/99, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSD), que dispõem sobre manifestação de apoio a empresários mineiros e suas entidades representativas pelas ações contra a "guerra fiscal" adotadas pelo governo do Estado de São Paulo, e sobre congratulações com a nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre; e ainda os seguintes requerimentos:
- quatro do deputado Márcio Cunha, sobre: realização de reunião conjunta da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio com a de Fiscalização Financeira e Orçamentária para discussão e votação de parecer sobre o PL 399/99 (que cria a secretaria de Estado de Turismo); realização de audiência pública da Comissão de Turismo para debater o PL 399/99, com os nomes dos convidados a serem posteriormente indicados; realização de debate, pela Comissão, com o diretor- geral do Instituto de Geociências Aplicadas (IGA), David Márcio Santos, para saber sobre o apoio que o órgão pode oferecer às atividades de turismo em Minas Gerais; realização de audiência pública da Comissão na cidade de Diamantina, para discutir o potencial de turismo cultural daquela cidade e da região;
- três da deputada Elbe Brandão(PSDB), solicitando: enviar às Comissões de Turismo de todas as Assembléias Legislativas do país os estudos do professor Cássio Avelino Pereira, sobre "O Impacto do PL 399/99 da Política Estadual de Turismo" e "Organização Estrutural e Funcionamento do Sistema Oficial de Turismo"; enviar correspondência às principais empresas aéreas do país solicitando apoio e fornecimento de passagens aéreas para a realização do II Encontro Mundial de Artes Cênicas, que acontece em Belo Horizonte em fevereiro do próximo ano; convidar o empresário Luiz Carlos Costa Monteiro para falar sobre o parque temático "Terra do Saber", o primeiro do gênero em Minas Gerais, que vai contar a história do surgimento e formação do Estado de Minas Gerais.
PRESENÇAS
Participaram da reunião a deputada Elbe Brandão (PSDB), presidente da Comissão; e os deputados Alberto Bejani (PFL), Márcio cunha (PMDB) e Pastor George (PL).
Responsável pela informação: Cristiane Pereira - ACS - 31-2907715