Paracatu sedia reunião do seminário sobre desemprego
Fabiana Oliveira - ACS - 31-2907715 A cidade de Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, será sede da primeira reunião ...
19/08/1999 - 06:34Paracatu sedia reunião do seminário sobre desemprego
Fabiana Oliveira - ACS - 31-2907715 A cidade de Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, será sede da primeira reunião regional do Seminário Legislativo "Desemprego e Direito ao Trabalho", que a Assembléia está promovendo e que terá a etapa final em Belo Horizonte, entre 27 e 30 de setembro. A reunião regional será realizada nesta quinta- feira (19/08/1999), de 13 às 19 horas, no Sesc de Paracatu (rua Euridamas Avelino Barros, 347/Bairro Lavrado). Os trabalhos serão coordenados pelo deputado Rogério Correia (PT). As propostas que forem apresentadas pela sociedade civil, governo, empresários e trabalhadores serão sistematizadas em um relatório, que servirá de base para as discussões em Belo Horizonte.A realização de reuniões regionais do Seminário Legislativo "Desemprego e Direito ao Trabalho" atende a uma das diretrizes da Mesa da Assembléia para o biênio 1999/2001, que é a interiorização das atividades. Os seminários tiveram ampliado seu papel de formação para a cidadania, ao serem interiorizados, estendendo-se as atividades de discussão dos temas e preparação dos eventos a entidades públicas e da sociedade civil espalhadas por todas as regiões do Estado. O mesmo processo de interiorização ocorrerá com o Seminário Legislativo "Construindo a política de educação pública em Minas Gerais", marcado para os dias 18 a 21 de outubro, em Belo Horizonte.
DINÂMICA DAS REUNIÕES
A reunião em Paracatu, assim como os demais encontros regionais - que obedecem à divisão do Estado pelas 10 Regiões de Planejamento -, terá a seguinte dinâmica: os participantes serão divididos em grupos e discutirão os temas associativismo, cooperativismo, questão agrária, reflorestamento, agricultura familiar, assalariamento, micro e pequena empresa, turismo, fundos públicos, educação e qualificação profissional, resposta sindical, empresarial e governamental ao desemprego e à precariedade do trabalho, trabalho informal e solidário. Os participantes terão um prazo para discutir esses temas e apresentar propostas.
Ao final da reunião, as sugestões serão votadas e, para serem aprovadas, precisam do voto favorável de 20% dos presentes. Em até três dias após a reunião regional, o documento com as propostas aprovadas será encaminhado à Assembléia. Será eleita, ainda, uma comissão que representará a comunidade do Noroeste em Belo Horizonte, em setembro, quando o seminário será finalizado. Para mobilizar as comunidades para cada uma das reuniões regionais, haverá uma ou mais entidades coordenadoras. Na abertura dos eventos no interior, essas entidades farão um breve histórico do seminário e apresentarão o trabalho já realizado pelas Comissões Técnicas Interinstitucionais (CTIs). Essas comissões reuniram-se em julho e apresentaram documentos que servirão de base para as discussões dos Grupos de Trabalho, em Belo Horizonte.
NÚMEROS DO DESEMPREGO
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Região Sudeste registrou, em abril, um índice de desemprego de 8,02%. Em janeiro, o índice foi de 7,73%. A média, em 1998, foi de 7,67%; em 1997, 5,66%; e, em 1996, 5,47%. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi registrado um índice de desemprego de 17,9% da população economicamente ativa (PEA), ou seja, 332 mil pessoas.
NOTA PARA O EDITOR
Mais informações sobre a reunião em Paracatu podem ser obtidas na Cáritas Brasileira, entidade encarregada de mobilizar as comunidades e coordenadora da reunião, juntamente com a Assembléia. Em Belo Horizonte: Celi Márcio Santos (telefone (31)273-8559); em Paracatu: Édinon Jesus da Silva ou João Paulo (telefone (61)671-4421). A responsável pela Área de Projetos Institucionais da Assembléia Legislativa, Myriam Costa de Oliveira, também estará em Paratu (fone: (31)9978-5500).
Responsável pela informação: