Comissão debate atendimento hospitalar no Norte de Minas
Cerca de 48% das pessoas atendidas pelos hospitais de Montes Claros são moradores de outros municípios da região. A i...
16/08/1999 - 21:20Comissão debate atendimento hospitalar no Norte de Minas
Cerca de 48% das pessoas atendidas pelos hospitais de Montes Claros são moradores de outros municípios da região. A informação foi prestada aos deputados da Comissão de Saúde da Assembléia, que realizou, nesta quinta-feira (12/8/99), em Montes Claros, audiência pública para debater problemas no atendimento médico ambulatorial e hospitalar na cidade e na região. A reunião contou com a presença de prefeitos, vereadores, secretários e técnicos da área de saúde.De acordo com o deputado Carlos Pimenta (PSDB), que solicitou a audiência, o atendimento nos serviços de urgência e emergência de Montes Claros apresenta problemas sérios, devido, principalmente, à falta de recursos e à carência ou deficiência dos serviços nas demais cidades do Norte de Minas. Os sete hospitais de Montes Claros, inclusive o pronto socorro, encontram-se sobrecarregados.
Na opinião dos deputados e demais participantes da audiência, é necessário que o governo destine mais recursos para a região, onde 53 cidades têm hospitais inacabados que, se estivessem em pleno funcionamento, diminuiriam a demanda nos hospitais de Montes Claros, permitindo a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Outras reivindicações são a criação de um CTI neonatal em Montes Claros e a liberação de mais AIHs - Autorização para Internação Hospitalar. Os participantes querem, também, a implementação de um programa de prevenção a doenças na região.
A audiência pública em Montes Claros foi a primeira de uma série de reuniões que a Comissão de Saúde pretende realizar em todas as regiões do Estado, para que os deputados possam conhecer de perto a realidade do sistema de saúde em Minas Gerais e colher subsídios para a elaboração de um plano estadual de saúde.
PRESENÇAS
Compareceram à audiência de Montes Claros os deputados Edson Rezende (PSB), presidente da Comissão, Carlos Pimenta (PSDB), Arlen Santiago (PTB), José Braga (PDT), Elbe Brandão (PSDB) e Cristiano Canêdo (PTB). Também participaram, entre outros, o prefeito de Montes Claros, Jairo Ataíde; e o diretor Operacional da Secretaria de Estado da Saúde, Cícero Bittencourt.
Responsável pela informação: Jorge Possa - ACS - 031-2907715