Relatório final da CPI do Grande Hotel de Araxá
A Comissão Especial do Grande Hotel de Araxá terminou seus trabalhos nesta sexta-feira (09/07/1999) com a aprovação d...
13/07/1999 - 20:17Relatório final da CPI do Grande Hotel de Araxá
A Comissão Especial do Grande Hotel de Araxá terminou seus trabalhos nesta sexta-feira (09/07/1999) com a aprovação do relatório final, do deputado Luiz Fernando Faria (PPB). O relatório determina que todas as informações e documentos colhidos, durante os trabalhos, sejam encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para apuração das denúncias de irregularidades administrativas na condução das reformas do hotel, que pesam contra a direção passada da Companhia Mineradoras de Minas Gerais (Comig).A Comissão foi formada para apurar indícios de irregularidades na condução da reforma do Grande Hotel de Araxá, principalmente, no que se referia ao processo de liberação das verbas, sem a observância de critérios legais estabelecidos nos convênios firmados entre a Comig e as empresas contratadas para executar a reforma, e a ausência de licitação. Iniciada no governo passado, a reforma do hotel já havia consumido R$ 32 milhões, valor considerado elevado em relação às obras realizadas até então.
O relatório da Comissão Especial requer que a Comig envie à Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembléia e ao TCE, para subsidiar a análise do tribunal, cópias dos pareceres jurídicos em que a companhia justifica a dispensa de licitação. Os deputados defendem que os ex-dirigentes da Comig sejam responsabilizados, caso o TCE confirme irregularidades. Segundo o relatório, os ex-dirigentes "detinham poder de decisão sobre todo e qualquer ato relacionado às reformas". A Comissão recomenda a continuidade das obras tão logo se conclua o processo de licitação iniciado pela atual diretoria da companhia.
A Comissão foi composta pelos deputados Rêmolo Aloise (PFL), presidente; Aílton Vilela (PSDB), vice-presidente; Luiz Fernando Faria (PPB), relator; Alencar da Silveira Júnior (PDT) e César de Mesquita (PMDB), membros efetivos, e pelos suplentes Sebastião Navarro Vieira (PFL), Wanderley Ávila (PSDB), Alberto Pinto Coelho (PPB), Álvaro Antônio (PDT) e Márcio Cunha (PMDB). Desde quando foi constituída, no dia 31 de maio, a Comissão ouviu 14 pessoas, representantes de todos os órgãos públicos e privados relacionados às obras de reforma do hotel, além de técnicos, auditores e representantes de sindicatos e empresas ligadas ao turismo.
O relatório destaca a importância do depoimento do secretário de Estado da Casa Civil e Comunicação e presidente em exercício da Comig, Henrique Hargreaves, sobre gastos e procedimentos que envolviam a condução da reforma. A Comissão realizou, ainda, visita a Araxá, onde constatou a necessidade de uma investigação mais detalhada para apurar possíveis irregularidades.
Presenças
Compareceram à reunião os deputados Rêmolo Aloise (PFL), que a presidiu, Luiz Fernando (PPB), relator da Comissão, César de Mesquita (PMDB), Alencar da Silveira Júnior (PDT) e Aílton Vilela (PSDB).
Responsável pela informação: Lucio Perez - ACS - 031-2907715