Camponeses denunciam policiais militares de Manga
Mais de 30 policiais militares e florestais, fortemente armados, invadiram e expulsaram 50 famílias da Fazenda Beirad...
08/07/1999 - 06:25Camponeses denunciam policiais militares de Manga
Mais de 30 policiais militares e florestais, fortemente armados, invadiram e expulsaram 50 famílias da Fazenda Beirada, localizada no Município de Manga, norte de Minas, no dia 29 de junho deste ano. Esta denúncia foi feita nesta quarta-feira (07/07/99) por oito integrantes da Liga Operária e Camponesa, em entrevista coletiva, na Sala de Imprensa da Assembléia. Os camponeses procuraram inicialmente a Comissão de Direitos Humanos, através do deputado João Leite (PSDB), para fazer a denúncia, e querem se encontrar com o governador para pedir providências.Segundo o integrante da Liga Operária e Camponesa, Gerson Lima, os policiais, coordenados pelo Sargento Veloso, da Polícia Florestal, queimaram barracos, livros, roupas, comidas, estragaram a plantação e ainda prenderam dois trabalhadores. "Ficamos sem nada", disse a camponesa Geobelina Soares Silva, que fugiu para a casa do pai com seus filhos.
As terras que estavam sendo usadas pelos camponeses de Manga, segundo os representantes da Liga, são devolutas, pois não existe nenhum documento que comprove a propriedade do cidadão conhecido por Vavá. "A terra é da República, portanto queremos de volta", argumenta o camponês Anízio Pereira Soares.
Pedindo justiça, ele disse que os camponeses vieram a Belo Horizonte pedir apoio. Para ele, o Norte de Minas está sendo abandonado. Os representantes da Liga Operária e Camponesa já estiveram na Secretaria da Justiça, no Grupo Especial de Acesso à Terra (GEAT) e irão ao Incra fazer a mesma denúncia.
Responsável pela informação: Carolina Braga - ACS - 031-2907715