Secretário diz que cólera em Pedra Azul está sob controle
O secretário de Estado da Saúde, Armando Costa, afirmou, durante reunião da Comissão Especial do Cólera no Jequitinho...
07/07/1999 - 06:25Secretário diz que cólera em Pedra Azul está sob controle
O secretário de Estado da Saúde, Armando Costa, afirmou, durante reunião da Comissão Especial do Cólera no Jequitinhonha, realizada nesta terça-feira (06/07/1999), que a solução definitiva para o surto da doença em Pedra Azul depende da implantação de um plano de saneamento básico na localidade. Ele garantiu, porém, que o caso em Pedra Azul não é alarmante. "Não é assustadora a situação no município", declarou, lembrando que a cidade teve apenas oito casos confirmados do cólera.Segundo Armando Costa, o surto do cólera também está sob controle no Estado. "Dos 31 casos notificados, apenas nove se confirmaram", revelou. Entre as medidas implementadas pela Secretaria de Saúde para controlar a situação, Armando Costa citou a instalação do Comitê de Combate ao Cólera em Pedra Azul e o envio de uma equipe da Secretaria para trabalhar diretamente com a população do município. Ele lembrou, ainda, que também foram criados comitês regionais nas cidades periféricas. "Nós instalamos esses comitês em Montes Claros, Coronel Fabriciano, Teófilo Otoni, Governador Valadares e Almenara", informou.
Armando Costa disse que a campanha educativa realizada no município foi muito importante. "Nós distribuímos panfletos para a população falando sobre os cuidados básicos que as pessoas devem ter, com informações bem acessíveis a todos", explicou. O secretário afirmou também que foram encaminhados medicamentos para a Prefeitura de Pedra Azul para serem distribuídos em toda a região.
PROJETO DA FNS
Para o coordenador regional da Fundação Nacional de Saúde (FNS), Frederico Carlos de Carvalho Soares, o surto do cólera em Pedra Azul foi motivado pela falta de ações de saneamento. Outro fator levantado pelo coordenador foi a seca. "A escassez faz com que as pessoas utilizem qualquer tipo de água", ressaltou.
Segundo Frederico de Carvalho, a Fundação colocou-se à disposição da Secretaria Regional de Saúde de Pedra Azul para atuar no combate à doença. Ele disse que foi enviado um engenheiro sanitarista para avaliar a situação local e que, com base nesses estudos, a Fundação está finalizando um projeto para a construção de emissários e estações de tratamento do esgoto da cidade. "Esse projeto está orçado em R$ 2,8 milhões e deverá ser apresentado ao prefeito de Pedra Azul na próxima semana", disse. Devido ao volume de recursos, o coordenador Frederico de Carvalho afirmou que o prefeito deveria apresentar a demanda diretamente ao governo federal, por meio do Ministério da Saúde.
O presidente da comissão especial, deputado Arlen Santiago (PTB), solicitou a Frederico de Carvalho uma cópia do projeto elaborado pela Fundação. O objetivo é compará-lo ao projeto desenvolvido pela Copasa, já que há uma diferença de valores entre ambos de mais de R$ 2 milhões. O deputado Arlen Santiago também apresentou requerimento solicitando a realização de uma audiência pública com deputados federais mineiros a fim de debater a questão da liberação de recursos para tentar solucionar o problema do cólera no Vale do Jequitinhonha.
A Comissão aprovou também requerimento do deputado Márcio Kangussu (PSDB) convidando o secretário de Estado do Meio Ambiente, deputado Tilden Santiago, para prestar informações a respeito das ações da Secretaria na preservação do meio ambiente, nas cidades com casos de cólera.
PRESENÇAS
Compareceram à reunião os deputados Arlen Santiago (PTB), presidente; César de Mesquita (PMDB), vice-presidente; Doutor Viana (PDT), relator; Márcio Kangussu (PSDB), autor do requerimento que deu origem à Comissão Especial; Antônio Andrade (PMDB), Carlos Pimenta (PSDB), Durval Ângelo (PT), Dalmo Ribeiro Silva (PSD), Ambrósio Pinto (PTB) e José Henrique (PMDB).
Responsável pela informação: Luiz Filippe - ACS - 031-2907715