Inscrições para especialização terminam na quinta-feira

Encerram-se nesta quinta-feira (08/07/1999) as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu (especialização) e...

06/07/1999 - 18:15

Inscrições para especialização terminam na quinta-feira

Encerram-se nesta quinta-feira (08/07/1999) as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu (especialização) em Poder Legislativo, a ser promovido pela Escola do Legislativo da Assembléia de Minas, em parceria com a PUC Minas, através do Instituto de Educação Continuada (IEC). O curso, destinado a profissionais que interagem com o Poder Legislativo (jornalistas, empresários, assessores, representantes de segmentos organizados da sociedade e servidores das Casas Legislativas), terá 360 horas-aula e acontecerá de julho de 1999 a janeiro de 2001, dividido em quatro módulos de 90 horas a serem realizados sempre nas segundas quinzenas dos meses de julho e janeiro.

Estão sendo oferecidas 35 vagas, e as inscrições podem ser feitas na sede do IEC, à avenida Brasil, 2.023, 7º andar; ou via correio. A seleção dos inscritos será feita com base na análise de curriculum vitae, histórico escolar e exposição de motivos do candidato. A taxa de inscrição é de R$ 30,00, e o curso tem um custo de R$ 1.380,00 por módulo, dividido em seis parcelas iguais de R$ 230,00. O telefone para informações é (031)261.8282.

O objetivo do curso é dar uma formação específica às lideranças da sociedade civil, com vistas a possibilitar-lhes uma atuação mais efetiva no processo legislativo, bem como aos profissionais de mídia responsáveis pela cobertura dos trabalhos parlamentares; promover o desenvolvimento de habilidades dos servidores das Casas Legislativas para auxiliar na busca de acordos políticos com outros poderes do governo; e contribuir para a formação de professores, multiplicadores do conhecimento sobre o Poder Legislativo.

PÚBLICO EXTERNO
Do total de vagas do curso de especialização, 25 serão disponibilizadas preferencialmente para o público externo. Será priorizado o atendimento dos agentes políticos e segmentos técnicos municipais: prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, servidores dos Legislativos estaduais, secretários executivos de associações microrregionais e assessores.

Esses critérios foram definidos pela Mesa da Assembléia, e a sua aplicação tem o objetivo de dar continuidade ao Programa de Intercâmbio e Cooperação Técnica que o Legislativo implementa por meio da Escola do Legislativo. A finalidade é promover a integração e o desenvolvimento técnico e político, contribuindo, desta forma, para a formação e a reciclagem dos agentes públicos que atuam na esfera do poder municipal.

Outra prioridades são as lideranças da sociedade civil e os profissionais da mídia responsáveis pela cobertura dos trabalhos parlamentares.

PÚBLICO INTERNO
Também foram definidos critérios de participação do público interno. Além da análise do curriculum vitae, do histórico escolar e da exposição de motivos do candidato, será observada a distribuição de servidores por área administrativa. Desta forma, serão destinadas: uma vaga para a Área de Apoio às Comissões; uma para a Área de Plenário; duas vagas para a Área de Consultoria Temática; uma vaga para a Área de Projetos Institucionais e uma para a Área de Comunicação Social/TV. A indicação por área será feita pelos seus respectivos responsáveis, tendo em vista a demanda setorial e a avaliação curricular dos candidatos. No caso dos servidores de gabinetes parlamentares, serão distribuídas quatro vagas, cujo preenchimento obedecerá à indicação pela Mesa e à avaliação curricular dos candidatos.

A Escola do Legislativo informa, ainda, que as inscrições que foram feitas para a primeira etapa de seleção do curso, ocorrida no final do ano passado - cujas aulas tiveram início em janeiro -, estão mantidas e serão consideradas na avaliação.


Responsável pela informação: Fabiana Oliveira - ACS - 031-2907715