Carta de Alfenas é lançada contra privatização de Furnas

Secretários de Estado, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, representantes de órgãos públicos e de ...

06/07/1999 - 18:15

Carta de Alfenas é lançada contra privatização de Furnas

Secretários de Estado, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil lançaram, nesta segunda-feira (05/07/1999), em Alfenas, no Sul de Minas, o documento "Carta de Alfenas", contra a privatização de Furnas. O lançamento foi feito durante reunião da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa, realizada no Sindicato Rural daquela cidade, a pedido dos deputados estaduais Marco Régis (PPS) e Jorge Eduardo de Oliveira (PMDB). Participaram cerca de 200 pessoas, entre elas o ex-vice-presidente da República e ex-ministro das Minas e Energia, Aureliano Chaves.

O documento diz que, há mais de 40 anos, os moradores da Região dos Lagos do Rio Grande acolheram, "com entusiasmo patriótico daquele tempo", a iniciativa da construção da grande barragem de Furnas, que representou um sacrifício particular para a população que vivia da agropecuária. "Aceitamos tudo isso porque tínhamos a consciência de que a energia de Furnas traria o desenvolvimento necessário ao País e de que estávamos construindo um patrimônio para a Nação e para seus filhos", afirma.

A "Carta de Alfenas" salienta que a privatização de Furnas trará conseqüências irreparáveis para Minas e para o País. "As águas e a energia são os mais estratégicos recursos de uma Nação e não podem ser controladas pelas empresas que só devem contas aos seus acionistas e só têm o lucro como objetivo", destaca a Carta. Segundo o documento, o "país mais capitalista do mundo, que são os Estados Unidos, não abrem mão do controle público sobre seus rios, e as maiores geradoras são de propriedade do Exército e administradas pelo seu Corpo de Engenheiros". Ao final do documento, seus signatários assumem o compromisso de lutar, "com todos os recursos que a dignidade exige, a fim de impedir a privatização das Centrais Elétricas de Furnas", e apelam para os honrados sentimentos de patriotismo dos brasileiros.

PRESENÇAS
Participaram da reunião os deputados estaduais Cabo Morais (PL), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais; Fábio Avelar (PSDB), Antônio Roberto (PMDB), Marco Régis (PPS), Jorge Eduardo de Oliveira (PMDB) e Dalmo Ribeiro Silva (PSD); a deputada federal Maria Elvira (PMDB); Agenor de Oliveira Mattos, diretor do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico (Ilumina); almirante Hernani Goulart Fortuna, especialista em hidrografia; o jurista José Alfredo de Oliveira Baracho; o secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Manoel Costa; o secretário de Estado de Minas e Energia, Paulino Cícero; o secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Tilden Santiago; e o presidente da Comissão Especial de Estudos Avançados Constitucionais e Legais sobre a Privatização de Furnas, José de Castro Ferreira.

Também participaram do evento os prefeitos de Alfenas, Areado, Passos, Carmo do Rio Claro, Fronteira, Cabo Verde, Coqueiral, Ribeirão Vermelho, Ilicínea, Guapé, Claraval, Doresópolis, Machado e Três Pontas, além de representantes do setor hoteleiro, de restaurantes e de outras entidades da região.


Responsável pela informação: Lucio Perez - ACS - 031-2907715