Entrevista coletiva de Aloízio Mercadante
Defendendo a repactuação da federação brasileira, o deputado federal Aloízio Mercadante (PT/SP) apontou a necessidade...
02/07/1999 - 06:16Entrevista coletiva de Aloízio Mercadante
Defendendo a repactuação da federação brasileira, o deputado federal Aloízio Mercadante (PT/SP) apontou a necessidade de se repensar o modelo econômico atual e defendeu a realização de um encontro de contas entre os Estados e a União. "É uma maneira de eliminar as dúvidas e sanar conflitos", disse. A centralização de receitas na União, como está acontecendo, de acordo com o deputado, prejudica o país, ferindo a Constituição. As declarações foram feitas em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (01/07/1999), na Sala de Imprensa da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Ele esteve em Belo Horizonte convidado pela Comissão Especial que estuda o endividamento do Estado de Minas Gerais.Aloízio Mercadante, que preside a Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, criticou também o governo federal por recusar-se a tratar do pacto federativo na discussão da reforma tributária e pela diferença de tratamento dada aos estados. Para ele, todos os Estados tem que ser tratados com igualdade. "É um princípio da democracia, o que não está sendo feito pelo governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB)", comentou. O deputado federal informou que o Estado de São Paulo tem recebido inúmeros benefícios, enquanto outros, como, por exemplo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, não recebem nada. "Minas Gerais está sendo perseguida politicamente", afirmou.
Também estavam presentes na coletiva as deputadas estaduais Maria Tereza Lara (PT) e Maria José Haueisen (PT) e o deputado Adelmo Carneiro Leão (PT).
Responsável pela informação: Carolina Braga - ACS - 031-2907715