Celso Furtado fala sobre alternativas para o Brasil
O ex-ministro do Planejamento e da Cultura e professor da Universidade de Paris, o economista Celso Furtado, vai esta...
03/07/1999 - 06:23Celso Furtado fala sobre alternativas para o Brasil
O ex-ministro do Planejamento e da Cultura e professor da Universidade de Paris, o economista Celso Furtado, vai estar em Belo Horizonte, na próxima terça-feira (06/07), para abrir o Fórum de Políticas Macroeconômicas para o Brasil, que está sendo organizado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais em parceria com o Governo do Estado, Fundação João Pinheiro e Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais. A programação do fórum inclui uma série de palestras, seminários e outros eventos, que irão acontecer a partir deste mês de julho e durante todo o segundo semestre do ano.O professor Celso Furtado irá abordar o tema central do fórum na palestra "Alternativas para o Brasil" e terá como debatedores o ex-ministro da Indústria e Comércio e presidente do Conselho Administrativo da Itaipu Binacional, João Camilo de Oliveira Penna, e o jornalista especializado em Economia, Aloysio Biondi. O presidente da Assembléia de Minas, deputado Anderson Adauto (PMDB), será o coordenador dos debates. Nesse mesmo dia, o professor Celso Furtado será homenageado pela Assembléia de Minas, recebendo o título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais.
A solenidade irá acontecer no Plenário da Assembléia, a partir das 19h. A conferência do professor terá início às 20h15 e será transmitida pela TV Assembléia e via satélite, podendo ser captada por antena parabólica de qualquer parte do território nacional. Os telespectadores poderão participar pelo telefone 0800-310888 ou pelo fax (031) 290.7770.
Globalização - O segundo evento do Fórum de Políticas Macroeconômicas Alternativas para o Brasil reunirá professores e pesquisadores das principais universidades brasileiras, estudiosos do fenômeno da globalização. O Módulo I abordará a questão do "Desenvolvimento, Federação e Mercado Globalizado", incluindo duas palestras, na quarta e quinta-feira (7 e 8/07). O encontro irá se realizar no Teatro da Assembléia Legislativa, numa promoção do Instituto de Projetos e Pesquisas Tecnológicas e Sociais (IPSO/MG) e Instituto Cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG Cultural).
A abertura do evento será na quarta-feira, às 19h, e terá a participação do presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB) e do presidente do IPSO/MG, Luiz Bento da Silva Filho. Logo a seguir, a professora da USP e da Unicamp, Maria Adélia de Souza fará uma palestra sobre "Globalização, Democracia, Território e Soberania". Para debater esse tema foram convidados o representante para a América do Sul da União Internacional para a Conservação da Natureza, Roberto Messias; o professor da UERJ e da Escola Superior de Guerra, Darc Antônio da Costa; e o professor da UFMG, Sidnei Coutinho. O jornalista Mauro Santayana será o mediador.
Na quinta-feira, também às 19h, o diretor do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia da PUC/SP, Fernando Oliveira, falará sobre "Globalização, Acordos de Investimentos, Mídia e Capital Financeiro", tendo como debatedores o engenheiro e diretor da Associação dos Engenheiros da Petrobrás, Fernando Siqueira; o professor da PUC/MG e jornalista Guy de Almeida e a professora da UFMG, a economista Regina Nabuco. O mediador será o jornalista Edmur Fonseca.
Projeto Nacional - O Módulo II, que tratará do tema "Modelo Político e Econômico e a Crise Nacional", terá início na segunda-feira (13/07), às 19h, com a palestra do ex-secretário do Estado da Fazenda de Minas Gerais, Alexandre Dupeyrat, sobre "A Lei de Responsabilidade Fiscal e a Crise Financeira dos Estados". Entre os debatedores estarão o presidente da Associação Comercial de Minas, Artur Lopes Filho; o advogado José Fernando de Almeida e Silva e o deputado federal Sérgio Miranda (PcdoB/MG). O mediador será o coronel Antônio Fernandes da Silva.
O encontro continua na terça-feira (14/07), sempre no Teatro da Assembléia, às 19h, com a palestra do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, sobre "A Opção Periférica e um Projeto Nacional de Futuro para o Brasil". O secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Manoel Costa; o assessor-chefe da Assessoria de Planejamento da Secretaria da Fazenda, economista Cláudio Gontijo; e o economista Oscar César Brandão serão os debatedores neste painel, que terá como mediador o jornalista Ronaldo Nascimento.
O último evento deste módulo, marcado para às 19h da quarta-feira (15/07), terá a participação do governador de Minas, Itamar Franco, e vai abordar as "Alternativas para a Crise Brasileira", tema da exposição do economista e professor da Unicamp, Luiz Gonzaga Beluzzo. Os debatedores convidados são o economista Cézar Manoel Medeiros; o professor Antônio Resk e o deputado estadual Edson Rezende (PSB), que serão mediados pelo jornalista José Maria Rabelo.
Responsável pela informação: Patricia Duarte - ACS - 031-2907715