Pedra Azul depende de financiamento para combater cólera
O presidente da Comissão Especial do Cólera no Jequitinhonha, deputado Arlen Santiago (PTB), afirmou, durante reunião...
29/06/1999 - 21:37Pedra Azul depende de financiamento para combater cólera
O presidente da Comissão Especial do Cólera no Jequitinhonha, deputado Arlen Santiago (PTB), afirmou, durante reunião da Comissão, nesta terça-feira (29/06/1999), que a solução para o problema do cólera no município de Pedra Azul demanda um investimento da ordem de R$ 5 milhões, a serem aplicados no tratamento da água e na construção da rede de esgoto sanitário. O deputado disse que a constatação foi feita a partir da visita dos deputados ao município. Arlen Santiago ressaltou, ainda, a gravidade do problema lembrando que já existem sete casos confirmados da doença em Pedra Azul.O superintendente de Planejamento da Diretoria Leste da Copasa, Juarez Panisset, ouvido pela Comissão, disse que as ações da Copasa para o combate do cólera no município envolvem desde a cloração preventiva dos canais de abastecimento de água até a distribuição de folhetos educativos para a população. Juarez também reforçou a importância da chegada de recursos para uma solução definitiva do problema e disse que a Copasa está negociando um financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.
O deputado Márcio Kangussu (PSDB) questionou o superintendente da Copasa quanto ao pagamento desse empréstimo, ressaltando que é notória a incapacidade do município de Pedra Azul de arcar com uma dívida nesse valor. Juarez respondeu que a Copasa pode arcar com o pagamento do empréstimo desde que adquira a concessão para fornecer o esgotamento do município. "Hoje a Copasa só tem autorização para cuidar do abastecimento de água em Pedra Azul", explicou.
Para simplificar os trâmites da liberação do financiamento, o deputado Arlen Santiago disse que vai sugerir à Câmara Municipal de Pedra Azul a votação do projeto, que já está naquela Casa, concedendo à Copasa a concessão para o fornecimento e administração do esgoto municipal. O secretário de Estado da Saúde, Armando Costa, e o coordenador regional da Fundação Nacional de Saúde, Carlos Gonçalves de Oliveira Sobrinho, que não compareceram à reunião, serão convidados novamente a requerimento do deputado Márcio Kangussu.
PRESENÇAS
Compareceram à reunião os deputados Arlem Santiago (PTB), que a presidiu, César de Mesquita (PMDB), Doutor Viana (PDT) e Márcio Kangussu (PSDB).
Responsável pela informação: Luiz Filippe - ACS - 031- 2907715