Pedra Azul depende de financiamento para combater cólera

O presidente da Comissão Especial do Cólera no Jequitinhonha, deputado Arlen Santiago (PTB), afirmou, durante reunião...

29/06/1999 - 21:37

Pedra Azul depende de financiamento para combater cólera

O presidente da Comissão Especial do Cólera no Jequitinhonha, deputado Arlen Santiago (PTB), afirmou, durante reunião da Comissão, nesta terça-feira (29/06/1999), que a solução para o problema do cólera no município de Pedra Azul demanda um investimento da ordem de R$ 5 milhões, a serem aplicados no tratamento da água e na construção da rede de esgoto sanitário. O deputado disse que a constatação foi feita a partir da visita dos deputados ao município. Arlen Santiago ressaltou, ainda, a gravidade do problema lembrando que já existem sete casos confirmados da doença em Pedra Azul.

O superintendente de Planejamento da Diretoria Leste da Copasa, Juarez Panisset, ouvido pela Comissão, disse que as ações da Copasa para o combate do cólera no município envolvem desde a cloração preventiva dos canais de abastecimento de água até a distribuição de folhetos educativos para a população. Juarez também reforçou a importância da chegada de recursos para uma solução definitiva do problema e disse que a Copasa está negociando um financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O deputado Márcio Kangussu (PSDB) questionou o superintendente da Copasa quanto ao pagamento desse empréstimo, ressaltando que é notória a incapacidade do município de Pedra Azul de arcar com uma dívida nesse valor. Juarez respondeu que a Copasa pode arcar com o pagamento do empréstimo desde que adquira a concessão para fornecer o esgotamento do município. "Hoje a Copasa só tem autorização para cuidar do abastecimento de água em Pedra Azul", explicou.

Para simplificar os trâmites da liberação do financiamento, o deputado Arlen Santiago disse que vai sugerir à Câmara Municipal de Pedra Azul a votação do projeto, que já está naquela Casa, concedendo à Copasa a concessão para o fornecimento e administração do esgoto municipal. O secretário de Estado da Saúde, Armando Costa, e o coordenador regional da Fundação Nacional de Saúde, Carlos Gonçalves de Oliveira Sobrinho, que não compareceram à reunião, serão convidados novamente a requerimento do deputado Márcio Kangussu.

PRESENÇAS
Compareceram à reunião os deputados Arlem Santiago (PTB), que a presidiu, César de Mesquita (PMDB), Doutor Viana (PDT) e Márcio Kangussu (PSDB).


Responsável pela informação: Luiz Filippe - ACS - 031- 2907715