Turismo rural é opção de negócios para Minas
O turismo e, mais especificamente, o turismo rural como grande opção de negócios foi o tema discutido na Comissão de ...
02/06/1999 - 17:41Turismo rural é opção de negócios para Minas
O turismo e, mais especificamente, o turismo rural como grande opção de negócios foi o tema discutido na Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, nesta terça-feira (01/06/1999). Os parlamentares ouviram explanações sobre o Fórum Permanente de Turismo Rural e as metas da Associação Mineira de Empresas de Turismo Rural (Ametur) para o ano de 1999. O Fórum Permanente de Turismo Rural surgiu a partir dos resultados do 1º Fórum de Turismo, realizado em agosto de 1998. O Fórum Permanente conta com 26 parceiros, entre entidades governamentais e da iniciativa privada.Para a presidente da Ametur, Suzana Maria Souza Lima Mattos de Paiva, a crise que a agropecuária mineira tem enfrentado e o aumento do êxodo rural estão fazendo com que os fazendeiros se mobilizem, criando alternativas para fixar o homem ao campo que geram negócios e renda. Suzana Paiva ressaltou que todas as medidas tomadas têm sido iniciativas da própria comunidade. Segundo ela, não é preciso que surjam ações de governo para que projetos se realizem.
VALORES CULTURAIS
De acordo com Suzana Paiva, a Ametur possui 25 associados e já gerou cerca de 500 empregos diretos. Ela disse, ainda, que todos as pessoas ligadas ao comércio de produtos rurais têm lucrado com essa iniciativa, cujas premissas são o resgate dos valores culturais, da gastronomia e das características regionais.
O secretário executivo do Fórum, Oscar Plínio Paschoal Tarquínio, falou sobre o que ele é, quem o criou e como é desenvolvido. Segundo ele, o Fórum é uma organização não-governamental com livre adesão de instituições da iniciativa privada e pública. A iniciativa, destacou, é baseada na crença em um projeto que desenvolva o turismo rural. Entre as entidades envolvidas no Fórum estão o Ibama, o IEF, o Sebrae e a Secretaria de Estado de Turismo.
Questionada pelo deputado Márcio Cunha (PMDB) sobre a existência de linhas de crédito para investimentos nesse setor do turismo, Suzana Paiva disse que elas existem, mas que os juros impostos são muito altos. A associação, por meio de sua consultoria, muitas vezes aconselha o fazendeiro a vender parte de suas terras para adquirir capital. Suzana disse, ainda, que até o final do ano a Ametur espera chegar a 50 associados.
REQUERIMENTOS APROVADOS
Também foram aprovados requerimentos da deputada Elbe Brandão (PSDB). O primeiro solicita que sejam convidados para comparecer à Comissão o representante do Ibama em Minas Gerais, Jader Pinto Campos de Figueiredo; o secretário-adjunto de Estado da Agricultura, professor Antônio Lima Bandeira; o gerente do Departamento Técnico de Pequenos Animais da Emater, Dirceu Alves Ferreira; o reitor da Unimontes, professor José Geraldo de Freitas Drumond, ou seu representante; e o prefeito municipal de Glaucilândia, Marcelo Ferrante Maia, para dicutirem sobre a criação e possível comercialização de animais silvestres e exóticos pelos pequenos produtores rurais do norte de Minas. O segundo requerimento da deputada Elbe Brandão (PSDB) solicita que seja convidado o presidente do Sincodiv para apresentar relatório de impacto das perdas do Estado de Minas Gerais com a redução do ICMS sobre carros.
Requerimento do deputado Márcio Cunha (PMDB), também aprovado, solicita que seja convidado o presidente da Tecnitur, George Norman Kutova, para falar sobre o evento Multiminas, que será realizado em Belo Horizonte nos dias 07 a 12 de setembro. Foi designado, também durante a reunião, o deputado Márcio Cunha (PMDB) para relator do Projeto de Lei (PL) 209/99, do deputado Álvaro Antônio (PDT). O projeto reconhece a estância hidromineral de Bom Jardim/Fazenda Esperança, no município de Mário Campos.
PRESENÇAS
Estiveram presentes os deputados Elbe Brandão (PSDB), que a presidiu a reunião, Márcio Cunha (PMDB), Alencar da Silveira Júnior (PDT) e Pastor George (PL), além da presidente da Ametur, Suzana Maria Souza Lima Mattos de Paiva, e do secretário-executivo do Fórum Permanente de Turismo Rural, Oscar Plínio Paschoal Tarquínio.
Responsável pela informação: Helen Cesar - ACS - 031-2907715