Assembléia vai debater emprego na indústria sucro-alcooleira

Deputados, autoridades e representantes de trabalhadores e produtores vão participar, na próxima segunda-feira, dia 3...

27/05/1999 - 23:36

Assembléia vai debater emprego na indústria sucro-alcooleira

Deputados, autoridades e representantes de trabalhadores e produtores vão participar, na próxima segunda-feira, dia 31, às 14 horas, na Assembléia, do primeiro evento do projeto "Debate Público", cujo tema será a "Manutenção do Emprego na Indústria do Açúcar e do Álcool". O objetivo é discutir as causas do desemprego e propor alternativas para a geração e manutenção de empregos no segmento da indústria canavieira e sucro-alcooleira, visando sensibilizar a opinião pública e as diversas áreas governamentais para os graves problemas que o segmento vem enfrentando. A coordenação do debate é da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembléia Legislativa, que é presidida pelo deputado Ivo José (PT). O presidente do Legislativo, deputado Anderson Adauto (PMDB) estará à frente dos trabalhos do "Debate Público".

Serão dois os principais focos de discussão: o primeiro, analisar as razões que ameaçam o setor sucro-alcooleiro (indústria e agricultura) com o risco iminente de um desemprego de 400 mil trabalhadores e encontrar alternativas para o segmento, que gera, no país, 1,2 milhão de empregos diretos e outros 4,8 milhões de empregos indiretos, que dependem das atividades agrícolas e industriais (os dados são das lideranças do setor); e o segundo, debater possibilidades de incentivo à renovação da frota estadual de veículos movidos a álcool. Segundo o deputado Ivo José, o debate vai proporcionar uma integração de trabalhadores, produtores e outros empresários do segmento. "Todos dependem do emprego", afirmou o deputado.

CONVIDADOS
Dentre autoridades e representantes de trabalhadores e produtores da indústria do açúcar e do álcool, estão convidados para o debate as seguintes pessoas: secretários de Estado da Indústria, Comércio e Turismo - Geraldo Rezende; do Trabalho, Assistência Social, da Criança e do Adolescente - Maria Lúcia Cardoso; da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento - Raul Belém; do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Tilden Santiago; presidentes dos Sindicatos da Indústria do Açúcar no Estado de Minas Gerais (Sindaçúcar) e da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais (Siamig) - Luiz Custódio Cotta Martins; dos Metalúrgicos de Betim - Marcelino Rocha; e dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro), Lúcio Guterrez. E ainda o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Estado de Minas Gerais - Vílson Luís da Silva; e o representante da Associação dos Fornecedores de Cana - José de Souza Mota, e um representante da Federação da Indústria Química de São Paulo.


Responsável pela informação: Cristiane Pereira - ACS - 031-2907715