CPI apura facilitação de carteira de motorista em JF
A CPI da Carteira de Habilitação realizou reunião nesta quarta-feira (19- 05-99), na Câmara Municipal de Juiz de Fora...
20/05/1999 - 18:17CPI apura facilitação de carteira de motorista em JF
A CPI da Carteira de Habilitação realizou reunião nesta quarta-feira (19- 05-99), na Câmara Municipal de Juiz de Fora, durante todo o dia, para apurar a existência de um esquema de facilitação de carteira de motorista naquela cidade, denunciado pela detetive Cláudia Liliane da Silva Ribeiro. O delegado Elder Gonçalo Monteiro D'angelo disse que chegou a informar ao delegado regional, Elber Cordeiro, da existência de irregularidades, apesar de Cordeiro negar que tenha recebido qualquer denúncia sobre a facilitação.Também o ex-detetive Francisco de Assis falou da existência do esquema em Juiz de Fora. Segundo ele, em um perído em que prestava serviços na delegacia regional, flagrou uma pessoa que saia do prédio pelos fundos e deixou cair no chão várias carteiras de motoristas. Essa pessoa teria recolhido as carteiras, algumas preenchidas e outras em branco, sendo que uma delas ficou no chão. Francisco de Assis disse que pegou esta carteira e percebeu que ela não estava preenchida, mas tinha a assinatura do delegado regional Elber Cordeiro.
O ex-detetive afirmou ainda em seu depoimento que encaminhou essa carteira à Corregedoria de Polícia Civil e que, depois, foi transferido para uma cidade a 1.000 quilômetros de Juiz de Fora. Por não poder mudar de cidade, foi demitido da polícia por abandono de função.
Já a ex-chefe do setor de CNHs do Detran de Juiz de Fora, Elizabeth Aparecida Guimarães Reis, negou qualquer envolvimento no esquema de facilitação de carteiras. Ela afirmou que o patrimômio que possui é fruto de economias feitas com o seu salário de R$ 1.150,00. Elisabeth afirmou não ser dona de uma auto escola e que tenha imóvel próprio. Da mesma forma que ela, outros depoentes negaram qualquer ligação em esquema de facilitação.
Para o deputado Alberto Bejani (PFL), autor do pedido de realização da reunião em Juiz de Fora, os depoimentos desta quarta-feira contribuem para os trabalhos da CPI, que já se aproximam do seu final. Segundo ele, causou surpresa aos parlamentares como que alguns policiais conseguem adquirir um patrimônio sem que tenham salário que isso permita.
De manhã foram ouvidos o delegado Elder Gonçalo Monteiro D'Ângelo, Catarina de Sena Barros da Silva, Francisco de Assis e Geraldo Campos Filho; de tarde, André Luiz de Carvalho, João Sampaio Martins, Remy Nogueira, Romério Moreira Costa, Elizabeth Aparecida Guimarães Reis e Delegado Tadeu Rodrigues.
Participaram da reunião os deputados João Leite (PSDB), Alberto Bejani (PFL) - vice-presidente, Ivo José (PT) - relator, Christiano Canêdo (PTB) e José Alves Viana (PDT).0
Responsável pela informação: Lucio Perez - ACS - 031-2907715