Reitor defende absorção de fundações pela UEMG
O reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Gerson Britto de Mello Boson, defendeu, durante audiência ...
13/05/1999 - 14:38Reitor defende absorção de fundações pela UEMG
O reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Gerson Britto de Mello Boson, defendeu, durante audiência pública na Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, a efetiva absorção, pela UEMG, das fundações que por lei integram a universidade. Para isso, Gerson Boson vai encaminhar à Assembléia Legislativa, após submetido ao governador, projeto de lei com uma proposta que possibilite a incorporação dessas fundações mais rapidamente. Também participaram da reunião, realizada na quarta-feira (12/05/1999), a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Margareth Spangler Andrade; o presidente da Câmara de Ensino Superior, Plínio Salgado, e a presidente do Sindicato dos Professores da UEMG, Neusi das Neves Ramos, além de professores, alunos e diretores da instituição.Segundo Boson, em dez anos de existência da UEMG, nenhum campus do interior do Estado foi absorvido pela instituição, o que contraria o artigo 81 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Estadual, que previa a integração à universidade de uma fundação a cada quatro meses. Ele destacou como grande dificuldade para implantação efetiva da UEMG em todo Estado o custo elevado da estadualização de todas essas fundações. "Não basta um decreto do governador para que tudo se resolva. Esse decreto deve ser um ato final, primeiro essas fundações têm de se preparar de maneira adequada para serem incorporadas", enfatizou.
Para o presidente da Câmara de Ensino Superior, professor Plínio Salgado, a nova direção da UEMG está de fato empenhada na melhoria da instituição. "A direção da universidade busca hoje esclarecer a real situação da UEMG e buscar soluções concretas para os problemas", destacou. Já a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), Margareth Spangler, ressaltou a importância da parceria da universidade com SECT no desenvolvimento de projetos importantes como o programa de aproveitamento do maciço florestal do Jequitinhonha na confecção de móveis, o programa Pró-Ciência e o projeto Gemas e Jóias, entre outros.
DEMOCRACIA ADMINISTRATIVA
A presidente do Sindicato dos Professores da UEMG, Neusi das Neves Ramos, reivindicou a democratização administrativa da instituição com novas eleições do conselho universitário e escolha por voto direto do reitor da universidade. Neusi também destacou a importância da criação de um plano de carreira e a previsão de financiamentos para pesquisa. "A atividade docente não se resume em dar aulas, mas também à produção de conhecimento", finalizou.
O deputado José Milton (PL), autor do requerimento que originou a reunião, questionou o reitor quanto à necessidade de a UEMG não só ir até regiões carentes, mas também proporcionar a gratuidade para seus alunos. Em seguida o deputado Adelmo Carneiro Leão (PT) disse que espera do governo atual o compromisso com a implementação efetiva da UEMG e que seja feita previsão, no orçamento, de recursos para a universidade.
PRESENÇAS
Compareceram à reunião os deputados Sebastião Costa (PFL), que a presidiu, Antônio Carlos Andrada (PSDB), Dalmo Ribeiro Silva (PSD), José Milton (PL), Paulo Piau (PFL), Edson Rezende (PSB), Maria Tereza Lara (PT), Adelmo Carneiro Leão (PT), Maria José Haueisen (PT) e Alberto Pinto Coelho (PPB).
Responsável pela informação: Luiz Filippe-ACS-0312907812