BH vai sediar seminário sobre as mercocidades

A possibilidade de Belo Horizonte sediar a capital do Mercosul foi o tema debatido na Comissão de Turismo, Indústria ...

15/05/1999 - 06:08

BH vai sediar seminário sobre as mercocidades

A possibilidade de Belo Horizonte sediar a capital do Mercosul foi o tema debatido na Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, nesta terça-feira (11/05/99), em reunião que teve a presença da secretária adjunta municipal da Indústria e Comércio, Ângela Maria Prata Pace Silva de Assis. Para a presidente da comissão, deputada Elbe Brandão (PSDB), embora um estudo elaborado pela Escola do Legislativo tenha demonstrado que a cidade não tem condições de ser a capital do Mercosul, hoje situada em Montevidéu, no Uruguai, é importante abrir discussões e pesquisar sobre as possibilidades de Belo Horizonte vir a ocupar o lugar de Capital Executiva das Mercocidades.

Ângela Maria Prata mostrou aos presentes o que Minas está fazendo e que poderá fazer para que Belo Horizonte conquiste o lugar de Capital Executiva das Mercocidades. Vários foram os pontos positivos enumerados pela secretária. Ela ressaltou que apesar da estrutura formal do Mercosul, composto pelos países, algumas mudanças vem acontecendo, principalmente quanto à mudança de foco do âmbito nacional para o âmbito das cidades. Ângela destacou a importância de Belo Horizonte estar incluída neste processo e declarou que existe uma rede que conta hoje com 62 cidades, sendo 25 brasileiras, todas engajadas num processo de aprimoramento em todos os setores de economia, do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, etc. Para ela, Belo Horizonte está em posição logística privilegiada, que tem sido referencial no mundo econômico, destacando-se no turismo de negócios, setor em que hoje posiciona- se como a 3ª cidade do Brasil.

A secretária disse também que vários projetos podem ajudar Belo Horizonte a conquistar o título de Capital Executiva das Mercocidades. Ela citou a criação de um Banco Popular de Crédito, que visa fornecer aos micro e pequenos empresários de Minas Gerais subsídios para ampliação dos negócios. Para Ângela Prata, ações mais práticas, um trabalho competente e parcerias permanentes podem contribuir para o desenvolvimento da economia de Belo Horizonte.

A secretária disse que Belo Horizonte vai sediar, de 1º a 3 de setembro, um seminário sobre as Secretarias Executivas das Mercocidades e portanto, será necessário que a cidade desenvolva uma infra-estrutura suficientemente positiva para que a condição de Capital Executiva das Mercocidades seja permanente.

A deputada Elbe Brandão e os deputados Pastor George (PL) e Alberto Bejani (PFL) manifestaram apoio às iniciativas propostas por Ângela Pace. O deputado Pastor George defendeu a adoção, pela Assembléia Legislativa, de medidas de aprimoramento e intercâmbio com outros países, por entender que os parlamentares respondem por questões de interesse da população. "É preciso conhecer outras culturas, ultrapassar fronteiras e levar o nome de Minas a todos", disse o deputado.

Parecer
Na reunião foi aprovado o parecer do deputado Alberto Bejani (PFL), favorável ao Projeto de Lei (PL) 28/99, na forma do Substitutivo nº 1. O projeto, de autoria da deputada Maria José Hauiesen (PT), que declara a Cachoeira do Tombo da Fumaça patrimônio paisagístico e turístico do estado de Minas Gerais, tramita em 1º turno.

Foram aprovados também diversos requerimentos. O deputado Carlos Pimenta (PSDB) solicitou o envio de ofícios ao presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, a todos os deputados federais e senadores mineiros pedindo a inclusão do Estado, particularmente as regiões do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, na Medida Provisória de nº 1.822, que trata do Programa Federal de Combate à Seca através da Sudene. O deputado Alencar da Silveira (PDT) requereu à Turminas a inclusão da Feira de Malhas do Sul de Minas no calendário oficial de eventos do Estado.

O deputado César de Mesquita (PMDB) pediu a realização de audiência pública desta Comissão, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia), para tratar da reforma do Grande Hotel, incluindo visita ao local das obras e as presenças do prefeito e vereadores de Araxá, de autoridades do setor de Turismo em Minas Gerais, do deputado federal Ronaldo Vasconcelos (PL), do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Geraldo Rezende; e do secretário de Estado da Casa Civil, Henrique Hargreaves, além de empresários e jornalistas.

Presenças - Participaram da reunião deputados Elbe Brandão (PSDB), que preside a Comissão, Alberto Bejani (PFL), Pastor George ( PL) e Márcio Cunha (PMDB).


Responsável pela informação: Helen-ACS-0312907812