Unimed presta esclarecimento sobre campanha de vacinação

Representantes da Unimed-BH foram ouvidos, nesta terça-feira (04/05/99), pela Comissão de Defesa do Consumidor, a res...

06/05/1999 - 05:36

Unimed presta esclarecimento sobre campanha de vacinação



   Representantes da  Unimed-BH foram  ouvidos, nesta  terça-feira (04/05/99),

pela Comissão de Defesa do Consumidor, a respeito dos objetivos da campanha de

vacinação gratuita  promovida pela  empresa. Segundo o deputado Miguel Martini

(PSN),  autor   do  requerimento  que  originou  a  reunião,  a  exigência  do

preenchimento de  um cadastro,  pelos clientes,  para receber a vacina, pôs em

questão os verdadeiros objetivos da empresa com a campanha.

   O deputado  afirmou que  muitos clientes  não sentiram-se  seguras com esse

procedimento, porque o cadastro questionava sobre doenças crônicas. E que isso

poderia ser  usado pela  empresa, na  hora  da  renovação  de  contrato,  para

comprovar a existência de doença pré-existente e, consequentemente, aumentar o

valor do plano.

   O diretor  médico da  Unimed-BH, Carlos  Rubens  Maciel,  respondeu  que  o

cadastro foi implementado com o único intuito de atualizar o banco de dados da

empresa. Ele  disse que  tal dúvida não faz sentido e que as informações sobre

doenças crônicas  tem o  objetivo de subsidiar campanha específicas para esses

grupos que  serão implementadas  pela Unimed.  "Hoje é  uma tendência  mundial

investir na  prevenção de  doenças e  na  'desospitalização'  do  tratamento",

explicou Carlos.

   Para  o   assessor  da  Unimed-BH,  Henrique  Leonardo  Guerra,  essa  nova

mentalidade  traz  benefícios  para  ambas  as  partes:  "Para  empresa  menos

internações significam  custos menores  e um  plano de  saúde com  preço  mais

acessível. Para  o cliente  significa uma  vida mais saudável." Ele ressaltou,

ainda, que para dirigir campanhas para grupos específicos a empresa precisa do

endereço dessas pessoas. Ao fim da reunião, o deputado Miguel Martini declarou

que os esclarecimentos dos representantes da Unimed transmitiram sinceridade e

confiança.

   A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou parecer favorável de 1º turno ao

Projeto de  Lei (PL)142/99, do deputado Bené Guedes (PDT), que define direitos

e  obrigações   dos  usuários   do  transporte  rodoviário  intermunicipal  de

passageiros. Também  foi aprovado  parecer favorável  de 1º  turno ao  PL  n.º

150/99, da  deputada Elaine  Matozinhos (PSB),  que dispõe  sobre proibição de

mensagens das  concessionárias de serviços telefônicos em telefones desligados

por inadimplência.  O parecer  foi aprovado  na forma do substitutivo n.º 1 da

Comissão de  Constituição e Justiça. De acordo com a fundamentação do parecer,

o substitutivo  é "mais  abrangente e corrige algumas imperfeições técnicas do

projeto."

   Requerimentos -  Foram aprovados  três requerimentos do deputado João Paulo

(PSD), solicitando  a realização  de duas  audiências públicas,  para ouvir  o

comandante do  Batalhão da  PM, o  diretor do Detran-MG, o presidente da Junta

Administrativa de  Recursos e  Infrações de  Trânsito (JARI) e o presidente da

Bhtrans, a  respeito do  abuso cometido pelos agentes de trânsito na aplicação

das infrações;  e representantes  da Telemar,  Cemig e  Copasa para discutir a

decisão do  STJ que  considerou abusiva a interrupção na prestação de serviços

em função  de atraso de pagamentos. O último requerimento pede a realização de

visita  da   Comissão  ao   ministro  da   Saúde  para  tratar  das  campanhas

publicitárias  dos   fabricantes  de  cigarros,  consideradas  enganosas  pelo

deputado.

   Presenças: Compareceram  à reunião  os deputados  João Paulo  (PSD), que  a

presidiu, Elaine Matozinhos (PSB) e Bené Guedes (PDT).

Responsável pela informação: Luiz Filippe - ACS - 031-2907715