Unimed presta esclarecimento sobre campanha de vacinação
Representantes da Unimed-BH foram ouvidos, nesta terça-feira (04/05/99), pela Comissão de Defesa do Consumidor, a res...
06/05/1999 - 05:36Unimed presta esclarecimento sobre campanha de vacinação
Representantes da Unimed-BH foram ouvidos, nesta terça-feira (04/05/99), pela Comissão de Defesa do Consumidor, a respeito dos objetivos da campanha de vacinação gratuita promovida pela empresa. Segundo o deputado Miguel Martini (PSN), autor do requerimento que originou a reunião, a exigência do preenchimento de um cadastro, pelos clientes, para receber a vacina, pôs em questão os verdadeiros objetivos da empresa com a campanha. O deputado afirmou que muitos clientes não sentiram-se seguras com esse procedimento, porque o cadastro questionava sobre doenças crônicas. E que isso poderia ser usado pela empresa, na hora da renovação de contrato, para comprovar a existência de doença pré-existente e, consequentemente, aumentar o valor do plano. O diretor médico da Unimed-BH, Carlos Rubens Maciel, respondeu que o cadastro foi implementado com o único intuito de atualizar o banco de dados da empresa. Ele disse que tal dúvida não faz sentido e que as informações sobre doenças crônicas tem o objetivo de subsidiar campanha específicas para esses grupos que serão implementadas pela Unimed. "Hoje é uma tendência mundial investir na prevenção de doenças e na 'desospitalização' do tratamento", explicou Carlos. Para o assessor da Unimed-BH, Henrique Leonardo Guerra, essa nova mentalidade traz benefícios para ambas as partes: "Para empresa menos internações significam custos menores e um plano de saúde com preço mais acessível. Para o cliente significa uma vida mais saudável." Ele ressaltou, ainda, que para dirigir campanhas para grupos específicos a empresa precisa do endereço dessas pessoas. Ao fim da reunião, o deputado Miguel Martini declarou que os esclarecimentos dos representantes da Unimed transmitiram sinceridade e confiança. A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou parecer favorável de 1º turno ao Projeto de Lei (PL)142/99, do deputado Bené Guedes (PDT), que define direitos e obrigações dos usuários do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. Também foi aprovado parecer favorável de 1º turno ao PL n.º 150/99, da deputada Elaine Matozinhos (PSB), que dispõe sobre proibição de mensagens das concessionárias de serviços telefônicos em telefones desligados por inadimplência. O parecer foi aprovado na forma do substitutivo n.º 1 da Comissão de Constituição e Justiça. De acordo com a fundamentação do parecer, o substitutivo é "mais abrangente e corrige algumas imperfeições técnicas do projeto." Requerimentos - Foram aprovados três requerimentos do deputado João Paulo (PSD), solicitando a realização de duas audiências públicas, para ouvir o comandante do Batalhão da PM, o diretor do Detran-MG, o presidente da Junta Administrativa de Recursos e Infrações de Trânsito (JARI) e o presidente da Bhtrans, a respeito do abuso cometido pelos agentes de trânsito na aplicação das infrações; e representantes da Telemar, Cemig e Copasa para discutir a decisão do STJ que considerou abusiva a interrupção na prestação de serviços em função de atraso de pagamentos. O último requerimento pede a realização de visita da Comissão ao ministro da Saúde para tratar das campanhas publicitárias dos fabricantes de cigarros, consideradas enganosas pelo deputado. Presenças: Compareceram à reunião os deputados João Paulo (PSD), que a presidiu, Elaine Matozinhos (PSB) e Bené Guedes (PDT).
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