Comissão discute poluição e turismo na região de Furnas

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais esteve reunida, na tarde desta quarta-feira (28/4/99), com o presiden...

29/04/1999 - 18:18

Comissão discute poluição e turismo na região de Furnas

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais esteve reunida, na tarde desta quarta-feira (28/4/99), com o presidente da Fundação de Desenvolvimento do Turismo do Sul de Minas (Fundestur), Luiz Antônio Leite Alves, e com o prefeito do município de Campo do Meio, Alderico José Machado, para discutir o problema da poluição no Lago de Furnas e o turismo na região. Segundo o autor do requerimento que deu origem à reunião, deputado Jorge Eduardo de Oliveira (PMDB), até o momento nenhum governo adotou medidas efetivas que visassem a preservação ambiental e o desenvolvimento do turismo no Sul do Estado.

O prefeito de Campo do Meio, Alderico José Machado, que representou o presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Temotheo de Souza Neto, destacou que o Lago foi transformado num depósito de detritos e que a poluição é proveniente das fábricas e, principalmente, do esgoto. Segundo ele, Furnas recebe detritos de mais de 100 cidades da região e não existem, em nenhum dos municípios, estações de tratamento da água. O prefeito criticou os órgão públicos que "nunca investiram em projetos para a região" e censurou também as várias direções da Centrais Elétricas de Furnas. "A Usina deveria, ao menos, mandar fazer um projeto de tratamento de esgoto para os municípios da Bacia de Furnas, porque nem para isso os municípios têm dinheiro", disse.

Turismo - Questionado pelo deputado Jorge Eduardo acerca das propostas e objetivos da Fundestur, Luiz Antônio Leite destacou que o objetivo da Fundação é promover, fomentar e estimular o desenvolvimento do turismo na região, com projetos que visem a preservação ambiental. No relatório lido pelo presidente da entidade, são objetivos da Fundestur a educação ambiental, através de um Programa de Reciclagem e Coleta Seletiva que será implementado nas escolas de 1º e 2º graus, nos 153 municípios que compõem o Sul de Minas; a formação profissional para o turismo, através da criação de uma Escola Superior de Administração Hoteleira, onde será desenvolvido um curso com duração de quatro anos, visando a preparação de profissionais competentes; a realização de eventos que contribuam para conscientizar a população acerca da importância da preservação ambiental. A fundação pretende, ainda, a concessão de um canal de rádio FM e um canal de televisão.

Luiz Antônio destacou, entretanto, que a Fundestur é uma entidade nova, constituída há cerca de um ano, e que ainda não dispõe de recursos para a viabilização dos projetos. Uma das propostas apresentadas pelo presidente da entidade para a captação de recursos é a comercialização de cadernos educativos, que seriam produzidos pela Fundestur e adquiridos pelo Estado e municípios, para a distribuição nas escolas. Luiz Antônio disse, ainda, que também estão sendo feitos contatos com empresas privadas, buscando parcerias.

A deputada Maria José Haueisen (PT) destacou a importância do turismo como um dos principais meios de se promover a recuperação econômica de países e regiões e parabenizou Luiz Antônio Leite pelas propostas apresentadas. "É preciso, cada vez mais, motivar e trabalhar pelo desenvolvimento do turismo", disse.

Requerimentos - A Comissão aprovou, ainda, requerimentos dos deputados Ronaldo Canabrava (PSC) , Fábio Avelar (PSDB), Rogério Correia (PT) e Carlos Pimenta (PSDB), que dispensam a apresentação em Plenário.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Cabo Morais (PL), que a presidiu, Fábio Avelar (PSDB), Jorge Eduardo de Oliveira (PMDB) e Maria José Haueisen (PT).


Responsável pela informação: Ana Carolina - ACS - 031-2907715