Fogo Simbólico chega à Assembléia Legislativa
Em comemoração à Semana da Inconfidência, chegou na manhã desta terça-feira (20/04/99) à Assembléia Legislativa, o Fo...
21/04/1999 - 10:52Fogo Simbólico chega à Assembléia Legislativa
Em comemoração à Semana da Inconfidência, chegou na manhã desta terça-feira (20/04/99) à Assembléia Legislativa, o Fogo Simbólico, uma representação da chama da liberdade acesa pelos inconfidentes, há 210 anos. A solenidade foi no Hall das Bandeiras e participaram representantes dos três Poderes. O presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB), disse que este ano o simbolismo das comemorações está sendo especialmente destacado, devido à ação dos brasileiros de discutir e procurar defender os conceitos de pátria, liberdade e cidadania. "A Nação vive uma fase em muito semelhante àquela de dois séculos atrás, quando a Derrama, a Conjuração e osacrifício de Tiradentes constituíram etapas do drama então vivido por nossa gente", afirmou.Anderson Adauto disse ser preciso que o Brasil encontre o seu caminho, longe da opressão e perto da justiça e da prosperidade. Segundo ele, para se atingir esse objetivo é necessário que se rejeite a política econômica empobrecedora e o sistema federativo deturpado pelo centralismo. "É, portanto, dupla nossa meta: cabe-nos substituir o modelo econômico implantado para atender os interesses externos em detrimento do povo brasileiro, bem como revisar o pacto federativo, restaurando a autonomia dos estados e municípios", salientou.
O secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Manoel Costa, representou o governador Itamar Franco. Ele leu uma uma mensagem em que o governador afirma que a pregação de Tiradentes anima o povo mineiro a perseverar na busca de seus direitos e no desempenho de seus deveres históricos. "Minas insurgiu-se contra o despotismo e o massacre, há 210 anos. Nesta virada de século, perguntamos aos demais brasileiros, que caminho seguir, que opção adotar, em meio a tanta injustiça e assombrossas agressões à liberdade?", indagou.
O fogo simbólico saiu ontem de Congonhas e percorreu várias cidades até chegar à Belo Horizonte, pelas mãos dos atletas do 12º Batalhão de Infantaria. Da Assembléia seguiu para Itabirito. Participaram ainda da solenidade, entre outras autoridades, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Lúcio Urbano; os secretários de Estado da Educação, Murílio Hingel, e da Cultura, Ângelo Oswaldo; o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Gerson Boson; o coronel Ranto Cesar Santana, chefe do Estado Maior da 4ª Região Militar e da 4ª Divisão de Exército; secretário-executivo do Cedec, coronel James Ferreira Santos; o deputado federal Cabo Júlio; os deputados Durval Ângelo (PT) - 2º vice-presidente da ALMG, Dilzon Melo (PTB) - 1º secretário da ALMG, Márcio Cunha (PMDB), João Pinto Ribeiro (PTB), Paulo Pettersen (PMDB), Dalmo Ribeiro Silva (PSD) e Christiano Canedo (PTB), além de alunos do Colégio Loyola e da Escola Estadual Vila Lobos.
Responsável pela informação: Ana Paula - ACs - 031-2907715