CPI da Carteira de Habilitação ouve Oracy Rodrigues

A CPI da Carteira de Habilitação ouve, nesta quinta-feira (18/3/99), o depoimento do ex-agenciador Oracy Rodrigues, a...

18/03/1999 - 18:22

CPI da Carteira de Habilitação ouve Oracy Rodrigues

A CPI da Carteira de Habilitação ouve, nesta quinta-feira (18/3/99), o depoimento do ex-agenciador Oracy Rodrigues, autor das denúncias de irregularidades na emissão das carteiras, com envolvimento de policiais e examinadores do Detran. A reunião será às 10 horas, no Plenarinho IV. Nesta reunião, o presidente da CPI, deputado João Leite (PSDB), deverá apresentar requerimento convocando o ex-diretor-geral do Detran, Jairo Lélis, para falar sobre denúncias feitas à época em que coordenava o órgão. O corregedor de Polícia Antônio Morais também deverá ser convocado a falar aos parlamentares.

Outro requerimento a ser apresentado solicita o acompanhamento dos trabalhos da CPI pelo Ministério Público. Deverá ser apresentado também requerimento solicitando auditoria do Tribunal de Contas no Detran. Entre as informações a serem solicitadas pela CPI ao órgão, estão o número de carteiras emitidas, os valores relativos ao recolhimento de taxas diversas, o organograma do departamento, além do número de bancas e examinadores.

Oracy Rodrigues, que era agenciador, tem afirmado, em entrevistas, que a clientela pagava entre R$ 1,3 mil a R$ 1,6 mil pela carteira B, referente aos veículos leves. Pagando este valor, o candidato obtinha resultados positivos nos exames médicos, psicotécnicos e de legislação. Segundo Rodrigues, há envolvimento direto de examinadores do Detran, citando as cidades de Contagem, Belo Horizonte, Vespasiano, Santa Luzia e Ribeirão das Neves como locais onde as bancas estariam envolvidas no esquema de corrupção. O ex-agenciador cita a Auto-escola Santa Luzia, em Santa Luzia, como parte desse esquema.


Responsável pela informação: Fabiana Oliveira - ACS - 031-2907715