Comissão acompanhará apuração de agressões a garimpeiros

A Comissão de Direitos Humanos deverá acompanhar os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito (CPI) criada pela ...

12/03/1999 - 06:41

Comissão acompanhará apuração de agressões a garimpeiros

A Comissão de Direitos Humanos deverá acompanhar os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito (CPI) criada pela Câmara Municipal de Itabira para apurar denúncias de tortura e maus tratos contra garimpeiros por seguranças da Companhia Vale do Rio Doce. Requerimento nesse sentido, do deputado João Leite (PSDB), que preside a comissão, deverá ser apreciado na reunião da próxima semana. Um integrante da comissão deverá ser designado para observar os desdobramentos da CPI. Audiência pública da comissão, realizada nesta terça- feira (9/3/99) à noite, em Itabira, discutiu o assunto com a comunidade, representantes da empresa e do poder público, além daqueles que investigam as denúncias. A reunião, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, contou com a participação de cerca de 300 pessoas.

As pessoas que teriam sido vítimas das agressões, tanto na década de 80, quanto mais recentemente, contaram aos deputados suas experiências, mostrando, inclusive, fotos que retratam os maus tratos sofridos. Algumas vítimas relataram que foram agredidas apenas porque estavam passando por terras de propriedade da Vale do Rio Doce. No caso dos garimpeiros, a empresa alega que, na década de 80, muitos invadiam as terras para roubar ouro. O assessor jurídico da Vale, Denis Martins da Costa Lott, que representou a empresa na audiência pública, leu nota oficial informando que a companhia solicitou à Secretaria de Estado da Segurança Pública a apuração imediata das denúncias. Disse, no entanto, que desconhecia os casos citados.

A delegada Dilma Lélis, que está acompanhando o caso, fez um relato do inquérito policial, afirmando ainda que uma equipe de Belo Horizonte está encarregada também de acompanhar as apurações.

Presenças - Compareceram à reunião os deputados João Leite (PSDB), que a presidiu, Maria Tereza Lara (PT), Durval Ângelo (PT), Luiz Menezes (PPS) e Ivo José (PT), além dos deputados federais João Magno e Maria do Carmo Lara. Participaram ainda da audiência o prefeito de Itabira, Jackson Alberto de Pinho Tavares; o presidente da Câmara, Ademar Mendes de Souza; o delegado- chefe da 15ª Delegacia Seccional de Polícia, Robson Matos Esteves; o tenente- coronel Élio Lacerda; o promotor de Justiça, Daniel de Sá Rodrigues; além das vítimas Luiz Carlos de Souza, Ricardo José Dias, João da Cruz Severiano, Wander Silva Soares e Reinaldo Gonçalves Souza.


Responsável pela informação: Fabiana Oliveira -ACS - 031-2907715