Comissãorecebe o presidente do Nucletrans Ronaldo Gouvêa

O presidente do Núcleo de Trânsito da Escola de Engenharia da UFMG (Nucletrans), Ronaldo Guimarães Gouvêa, disse, em ...

11/03/1999 - 18:22

Comissãorecebe o presidente do Nucletrans Ronaldo Gouvêa

O presidente do Núcleo de Trânsito da Escola de Engenharia da UFMG (Nucletrans), Ronaldo Guimarães Gouvêa, disse, em reunião da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, nesta quarta-feira (10/3/99), que a falta de uma política governamental de trânsito e de transportes na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) tem causado sérias dificuldades à população. "Não há uma estrutura institucional que defenda os interesses metropolitanos. A situação vem piorando com a extinção, determinada pelo ex- governador, Eduardo Azeredo, do Plambel (Planejamento Metropolitano de Belo Horizonte)", afirmou. A vinda de Gouvêa à Assembléia foi motivada por requerimento do deputado Álvaro Antônio (PDT), que preside a Comissão.

Segundo o presidente do Nucletrans, não é possível, por exemplo, que o prefeito de Betim ou de Belo Horizonte resolva todos os problemas relacionados ao transporte coletivo na RMBH. "O transporte intermunicipal não é de responsabilidade dos municípios e sim do Estado. É preciso que os municípios da RMBH se unam em torno disso. Eles estão sem poder de decisão", alertou.

Ronaldo Guimarães Gouvêa não deixou de ressaltar que falta vontade política aos governantes para resolver as questões do transporte coletivo no Estado. "O metrô poderia atender, diariamente, pelo menos 400 mil pessoas. Atualmente, atende apenas 90 mil passageiros na RMBH. As obras deveriam evoluir e isso não acontece", lamentou. O presidente do Nucletrans lembrou que o transporte coletivo atual é ineficiente para atender a população.

O presidente da Comissão, deputado Álvaro Antônio (PDT), além de lamentar a extinção do Plambel, criticou o fato de Minas Gerais ser um dos poucos Estados da Federação que não tem uma Secretaria exclusiva de Transportes. O Estado possui a Secretaria de Transportes e de Obras Públicas. O deputado disse, também, que é fundamental a criação de um sistema central de transporte, coordenado pelos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Ainda na reunião, foi aprovado requerimento do deputado Dinis Pinheiro (PSD), que solicita que sejam convidadas a debater as condições de operação e os benefícios do vale-transporte no Estado as seguintes autoridades: o presidente do Setransp, Iraci de Assis Cunha; o diretor-geral interino do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Antônio Erdes Bortoletti; o presidente da Associação Mineira dos Usuários de Transportes (Amut), Marco Aurélio Carone; e o presidente da BHTrans, Antônio Carlos Pereira, entre outras.

Participaram da reunião os deputados Álvaro Antônio (PDT), que a presidiu, Dinis Pinheiro (PSD), Wanderley Ávila (PSDB), Bilac Pinto (PFL) e Arlen Santiago (PTB), além do presidente do Nucletrans, Ronaldo Guimarães Gouvêa.


Responsável pela informação: Otavio - ACS - 031-2907715