Requião manifesta apoio a Itamar Franco

O senador Roberto Requião (PMDB/PR) manifestou, em entrevista coletiva no Salão Nobre da Assembléia, na última sexta-...

02/03/1999 - 06:26

Requião manifesta apoio a Itamar Franco

O senador Roberto Requião (PMDB/PR) manifestou, em entrevista coletiva no Salão Nobre da Assembléia, na última sexta-feira, o apoio do PMDB paranaense ao governador Itamar Franco e à moratória declarada pelo governo mineiro. O senador, que estava acompanhado do presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto, e de deputados e vereadores do PMDB e do PDT do Paraná e de São Paulo, disse que a decisão do governador de não participar da reunião com o presidente em Brasília foi acertada, "pois a reunião, sem uma pauta claramente definida, era apenas uma encenação para a mídia". Segundo Requião, o acordo para rolagem da dívida estadual, assinado pelo ex-governador Azeredo, "foi errado e mal pensado", pois baseou-se numa projeção de crescimento econômico da ordem de 8,5% ao ano, o que não corresponde à realidade atual do país e dos estados. Ele criticou, ainda, a forma superficial como a imprensa tem noticiado a questão da redução do ICMS para a indústria automobilística, explicando que em seu estado o setor conta com isenção de ICMS por um prazo de dez anos, não fazendo sentido falar que São Paulo e Paraná concordam em reduzir o imposto e que apenas Minas Gerais é contra.

Na opinião de Roberto Requião, a reunião do governador Itamar Franco com os 27 senadores do PMDB agendada para esta semana, em Brasília, servirá para "acordar o PMDB", que deverá discutir a fundo a situação dos cinco estados governados pelo partido. Ele afirmou, ainda, que o Senado é o fórum apropriado para se debater mudanças no pacto federativo, e que a negativa da maioria governista no Senado em convidar o governador mineiro para discutir a crise "mostrou que o governo federal não quer negociar".


Responsável pela informação: Jorge-ACS-0312907715