Governador não farão oposição forte ao governo federal

Os participantes do debate "Nova composição das forças políticas no Parlamento" , que acontece agora na TV Assembléia...

26/10/1998 - 02:37

Governador não farão oposição forte ao governo federal

Os participantes do debate "Nova composição das forças políticas no Parlamento" , que acontece agora na TV Assembléia, concordam que o cenário político que vem se formando nas eleições para o governo de diversos estados não irá representar oposição dura ao governo federal.

O cientista político Gilberto Damasceno, declarou que tanto Eduardo Azeredo quanto Itamar Franco estarão alinhados da mesma forma com o governo federal. Para ele, Itamar não representa oposição no sentido de propostas políticas.

A jornalista e professora da UFMG, Ângela Carrato, não vê no perfil dos possíveis governadores a serem eleitos uma forte oposição ao Palácio do Planalto. De acordo com a jornalista, o país está vivendo uma crise séria que requer uma integração, um trabalho conjunto dos políticos e partidos. Para ela, esta é uma questão muito importante e que deveria ser tratada de forma primordial.

Para Carlos Ranulfo, cientista político e professor da UFMG, os governadores eleitos pela oposição ou por partidos como o PMDB, não farão oposição direta ao governo federal, mas haverá uma ausência de alinhamento. Segundo o professor, o papel dos governadores é bastante forte, pois eles exercem um controle sobre as bancadas nos Estados, e é esse controle que poderia causar ao presidente Fernando Henrique Cardoso mais dificuldades no Congresso Nacional

Carlos Ranulfo disse também que Itamar Franco não é integrante do PMDB. "Ele tem uma trajetória própria e não se alinha a nenhuma corrente do partido", declarou .


Responsável pela informação: Ana Carolina - GCS - 031-2907812