Assembléia faz debate sobre primeiros resultados oficiais

"O Partido dos Trabalhadores pode ser, tem tudo pra ser o "fiel da balança" das eleições do governador em Minas Gerai...

25/10/1998 - 21:40

Assembléia faz debate sobre primeiros resultados oficiais

"O Partido dos Trabalhadores pode ser, tem tudo pra ser o "fiel da balança" das eleições do governador em Minas Gerais". Essa avaliação foi feita neste domingo (04/10/98) à noite, durante o debate que Assembléia está realizando sobre as Eleições 98, com uma avaliação dos primeiros resultados. A afirmação foi feita pelo sociólogo Paulo Esteves (PUC/MG), e, com algumas ressalvas e interpretações diferentes, é consenso entre os demais participantes, que são os jornalistas Teodomiro Braga (diretor da sucursal do "Jornal do Brasil"), Benny Cohen (editor de jornalismo da TV Alterosa); Ricardo Guedes, diretor do Instituto de Pesquisa Sensus; e o publicitário Almir Salles, da Setembro Propaganda e Marketing.

Almir Salles concorda com a idéia de que os votos dos petistas serão decisivos, mas ressaltou que se o governo federal anunciar algum pacote econômico 'drástico' isso também vai influir na decisão do eleitor. Almir é um dos coordenadores da campanha do ex-presidente Itamar Franco, e foi coordenador das campanhas para o governo de Minas desde Tancredo Neves, e também da campanha que elegeu Fernando collor de Mello presidente da República - ou seja, saiu vitorioso de todas. Ele disse estar convicto da vitória de seu candidato no segundo turno. Questionado por Teodomiro Braga se o fato de Newton Cardoso ser o vice de Itamar não afastaria o eleitorado do PT de Itamar Franco, no segundo turno, Salles disse que o PT é muito dividido e não é todo ele que tem resistência ao nome de Newton.

Em relação às pesquisas de "boca de urna" divulgadas, Ricardo Guedes, do Instituto Sensus, disse que elas têm de ser muito rigorosas, e que o resultado da pesquisa pode não se refletir no resultado. "Pesquisa de boca de urna é aquela que é feita na boca da urna mesmo, no momento em que o eleitor deixa sua seção depois de ter votado. Uma pesquisa feita durante o dia da eleição, se chamada de boca de urna, pode não corresponder aos resultados. Muito eleitor muda de voto quando está diante da urna", disse Guedes. Também em relação a pesquisas, Almir Salles lamentou que atualmente, as eleições tenham se tornado muito mais um "debate de pesquisas" do que um "debate de idéias".


Responsável pela informação: Cristiane Pereira - GCS - 031-2907812