TV Assembléia em tempo integral nas eleições 98

Intensa movimentação foi a tônica dos trabalhos da TV Assembléia neste domingo de eleições, com a cobertura completa ...

25/10/1998 - 21:40

TV Assembléia em tempo integral nas eleições 98

Intensa movimentação foi a tônica dos trabalhos da TV Assembléia neste domingo de eleições, com a cobertura completa do processo de votação em todo o Estado .Os trabalhos envolveram cerca de 160 pofissionais entre jornalistas, editores, cinegrafistas e pessoal de apoio. Flashes ao vivo intercalaram debates e mesas redondas com participação de cientistas políticos , jornalistas e especialistas em marketing político.

A primeira mesa redonda versou sobre o tema "Democracia - o valor do voto " com participação do consultor de Comunicação da Assembléia, Lélio Fabiano; o procurador da Assembléia, Júlio César Esteves; o jornalista da TV Alterosa, Ronaldo Martins e os cientistas políticos Lucíola Neves e Luís Aureliano.

A "Reforma Política" foi o tema da mesa redonda realizada à tarde, com participação do professor Olavo Brasil e do cientista político Gilberto Damasceno. Favorável ao financiamento público das campanhas eleitorais, Olavo Brasil afirmou que " o uso não adequado de recursos do contribuinte é um problema enraizado na cultura brasileira e uma regra da realidade que vivemos".

Gilberto Damasceno disse ser totalmente contra o financiamento público, considerando a crise que o Estado vive. Para ele, o correto é definir as normas e fiscalizar a sua aplicação.

Às 17 horas teve início ao debate "Boca de Urna", abordando a evolução das pesquisas feitas pelo Instituto Vox Populi, com participação dos jornalistas Lúcio Perez, assessor de Imprensa da Assembléia, Mozahir Salomão, da Rádio CBN ; professor José Francisco Soares, chefe da Diretoria do Instituto de Ciências Exatas (ICEX) da UFMG e a cientista política Fátima Anastasia.

Na opinião do professor José Francisco Soares, " os institutos de pesquisa deveriam divulgar, além da metodologia usada, a margem de erro das pesquisas de boca de urna". Já a professora Fátima Anastasia analisou a renúncia da candidatura do ex-governador Hélio Garcia ao Senado, dentro do novo quadro político que poderá se formar no Estado. Ela acredita que os reflexos da renúncia só poderá ser analisada com o cruzamento dos votos brancos e nulos.

O jornalista Mozahir Salomão fez a avaliação do quadro que se desenha para o segundo turno afirmando que o apoio do candidato Patrus Ananias ao governador Eduardo Azeredo será complicado, por causa da oposição petista ao Governo do Estado. O apoio petista a Itamar também será complicado, segundo Mozahir, em razão da presença do ex-governador Newton Cardoso na chapa. O jornalista Lúcio Peres frisou que a eleição deverá terminar sem grandes cisões internas no PT, mas que, para o segundo turno, a coligação formada em torno de Patrus Ananias deverá rachar, porque o PDT esteve mais perto do governador Eduardo Azeredo.

Às 22 horas, encerrando a programação foram discutidos os primeiros resultados da eleição para presidente da República e resultados nos Estados, com participação dos jornalistas Teodomiro Braga, diretor da sucursal mineira do " Jornal do Brasil" e Benny Cohen, editor do "Jornal da TV Alterosa", além do cientista político Paulo Lavigne Esteves, professor do Departamento de Socialogia da PUC/ mg ; Ricardo Guedes Ferreira Pinto, diretor da SESU - Data World Pesquisa e Consultoria e do publicitário Almir Salles, da Setembro Propaganda.


Responsável pela informação: Eustaquio Marques - GCS - 031-2907812