Convidados discutem financiamento público de campanha

"O uso não adequado de recursos do contribuinte é um problema enraizado na cultura brasileira e uma regra da realidad...

25/10/1998 - 21:40

Convidados discutem financiamento público de campanha

"O uso não adequado de recursos do contribuinte é um problema enraizado na cultura brasileira e uma regra da realidade que vivemos". A declaração é do cientista político Olavo Brasil, que participou da mesa redonda da TV Assembléia que discutiu a Reforma Política, nesse domingo (04/10/98). O professor estava discutindo a proposta de financiamento público das campanhas e ressaltou que nenhuma mudança pode ser vista e analisada isoladamente. Olavo Brasil disse ser favorável ao financiamento público em si, mas reconheceu que no contexto brasileiro pode haver aspectos negativos.

Já o cientista político Gilberto Damasceno disse ser totalmente contra o financiamento público, considerando a crise que o Estado vive. Segundo ele, essa é mais uma tentativa do Estado de agir diretamente ao invés de regular. Para Damasceno, o correto é definir as normas e fiscalizar a sua aplicação. Ele defendeu, ainda, o estabelecimento de tetos máximos de gastos, lembrando que uma campanha barata para deputado estadual custa na faixa de R$ 350 mil a R$ 500 mil. "Com o financiamento público, não há como garantir que não serão usadas outras fontes de recursos", observou.


Responsável pela informação: Fabiola Farage - GCS - 031-2907812