Professor defende políticas de eqüidade social

A adoção, sem restrição, das políticas neoliberais não é conveniente para a maioria dos países porque elas provocam g...

10/09/1998 - 10:59

Professor defende políticas de eqüidade social

A adoção, sem restrição, das políticas neoliberais não é conveniente para a maioria dos países porque elas provocam grandes desigualdades. Essa é a opinião do professor de Ciências Políticas e diretor do Centro de Estudos Latino-Americanos da Ohio University, Thomas Walker, que falou ontem, na Escola do Legislativo, sobre "Mudanças Sociais e políticas econômicas na América Latina: o Brasil em foco".

Walker afirmou que o Estados Unidos está consciente deste fenômeno e está aprendendo a ser mais flexível, exigindo menos de seus aliados o alinhamento com a ideologia neoliberal. Ao analisar o quadro de instabilidade da economia mundial e seu impacto sobre os países da América Latina, Walker afirmou que a alta concentração de renda, nessa região, restringe o crescimento do mercado consumidor e torna essas economias muito dependentes do mercado externo.

Assim, "mesmo que politicamente esses países estejam mais fortes, respaldados por governos democratas, qualquer movimento da economia internacional repercute muito intensamente em cada um deles"- advertiu. Participaram como debatedores, o professor da Área de Sistemas e Informações Gerenciais da Fundação Getúlio Vargas, Moisés Tavares; o diretor da BKR Lopes, Machado Auditores e Consultores S/C e representantes da FGV em Minas Gerais, Eliomar Quaresma e o professor de Ciência Política da UFMG e consultor externo da Assembléia, Luiz Aureliano Gama de Andrade.


Responsável pela informação: Patricia Duarte - GCS - 031-2907812