Comissão de Educação discute escola cidadão
Para que as instituições públicas de ensino se transformem em locais de formação de cidadania é preciso uma mudança n...
25/06/1998 - 10:03Comissão de Educação discute escola cidadão
Para que as instituições públicas de ensino se transformem em locais de formação de cidadania é preciso uma mudança nos currículos escolares, com o objetivo de uma melhor adequação do ensino às realidades onde as escolas estão inseridas. Para os participantes da reunião de ontem da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, que discutiu a questão do ensino público, este é o primeiro passo para redefinir as políticas de ensino nas escolas de Minas. A consultora da Ergon Consultoria, Edina de Paula Bom Sucesso, ressaltou que o sistema educacional precisa acompanhar os avanços da sociedade. A reunião foi realizada a requerimento do deputado Paulo Piau (PFL).Edina Bom Sucesso acrescentou que a redefinição do ensino deverá abranger não só os currículos, mas também a filosofia de ensino. "Com o abandono do individualismo e a assunção do diálogo, da solidariedade e da cooperação, nossos alunos terão uma educação para a vida", explicou. Edina acredita que as ações nesse sentido só serão concretas quando aplicadas em conjunto com as famílias. Para coordenadora da Oficina de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura, Maria Lisboa de Oliveira, o caminho para construção de uma escola cidadã deve passar pela criação de um ambiente plural, direcionado por normas de convivência em uma perspectiva de coletividade e integração. Ela ressaltou que as reflexões sobre cultura não devem se limitar ao aspecto artístico, mas abranger as relações do indivíduo com seus valores na sociedade.
Segundo o secretário-adjunto de Estado da Educação, João Antônio Filocre Saraiva, a Secretaria atua no sentido de romper uma cultura de autoritarismo que existe no sistema educacional. Filocre explicou que "o esforço da Secretaria em transformar a escola em um bem público consolidado deve ser feito gradativamente, sem imposições". Ele acredita que as mudanças farão com que a escola atenda as necessidades dos alunos e suas comunidades, com uma educação efetiva e participativa. Para a superintendente da 39ª Superintendência Regional de Ensino de Uberaba, Abigail Emília Bracarense, Minas já começa a caminhar rumo a uma educação cidadã, por já estar criando uma "cultura de participação", por meio dos colegiados e eleições de diretores.
Presenças - Participaram da reunião, presidida pelos deputados José Henrique (PMDB) e Marco Régis (PPS), os deputados Gilmar Machado (PT), Sebastião Navarro Vieira (PFL), Adelmo Carneiro Leão (PT), Antônio Roberto (PMDB) e Paulo Piau (PFL). Participaram, ainda, a delegada do Ministério da Educação, Maria das Mercês Alves Rezende; a presidente da Federação de Pais e Alunos de Minas Gerais, Iedir Bambirra; o consultor da Unicef, Mário Ramos Vilela e a secretária Municipal de Educação de Uberaba, Maria de Lourdes Melo Prais.
Responsável pela informação: Leonardo - GCS - 031-2907800