Cadastro de reclamações contra fornecedores será divulgado
A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou nesta quarta-feira (29-05) parecer favorável, de 2º turno, ao PL 691/96, d...
15/06/1998 - 19:03Cadastro de reclamações contra fornecedores será divulgado
A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou nesta quarta-feira (29-05) parecer favorável, de 2º turno, ao PL 691/96, do deputado Marcos Helênio (PT), que torna obrigatória a publicação quadrimestral do cadastro de reclamações contra fornecedores pelos órgãos públicos de defesa do consumidor. Durante a reunião, foi ouvido o advogado Genival Tourinho sobre dificuldades enfrentadas pelos passageiros do vôo 243 da Vasp, em abril deste ano. Os deputados aprovaram também parecer favorável, de 1º turno, ao PL 755/96, do deputado Ajalmar Silva (PSDB), que torna obrigatória a veiculação de esclarecimentos sobre o seguro obrigatório de danos pessoais, causados por veículos automotores em vias terrestres, no verso dos bilhetes de passsagem dos ônibus das linhas intermunicipais. O parecer conteve emenda nº 1, que apenas alterou o número da lei citada no substitutivo nº 1, de 11.777 para 11.977. Ainda foi aprovado o requerimento 1.278, do deputado Carlos Pimenta (PL), que solicita a apresentação de congratulações à Fiat Automóveis pelo lançamento do Palio. Vasp - Na discussão da questão da Vasp, a autora do requerimento que motivou a convocação de Tourinho e do diretor-regional da empresa aérea, Dirceu Roque Tostes Barbosa, que não compareceu, deputada Elbe Brandão (PDT), afirmou ser necessário que as empresas respeitem o consumidor. O advogado e ex-deputado estadual explicou que ele e os demais passageiros do vôo 243 (Recife-São Paulo) foram desrespeitados pela Vasp, pois as escalas previstas para Belo Horizonte, Vitória e Salvador foram canceladas devido a atrasos causados por problemas técnicos, sendo que sequer foi oferecida acomodação a eles, em São Paulo, para onde foram levados. "Fui sequestrado por esses marginais", alegou. Segundo Tourinho, o consumidor é ignorado pela Vasp, empresa que, em sua opinião, não tem nenhum dever social com as pessoas que transporta em suas aeronaves. Ele anunciou que vai ingressar na Justiça nos próximos dias com uma ação pedindo indenização. O presidente da Comissão, deputado Marcos Helênio (PT), disse que o desrespeito da Vasp com os consumidores foi comprovado com a ausência do diretor-regional à reunião. Durante a reunião foram aprovados quatro requerimentos. Dois, pela deputada Elbe Brandão: o primeiro solicita que seja realizada reunião com representantes de empresas aéreas e do Departamento de Aviação Civil (DAC) para ser debatida a questão das elevadas tarifas aéreas e o problema de segurança nos vôos; o outro requerimento solicita seja concedido voto de congratulações à TAM pelos bons serviços prestados aos passageiros. O requerimento apresentado pelo deputado Marcos Helênio solicita que seja explicitada solidariedade da Comissão aos passageiros do vôo 243, sendo encaminhada cópia de ofício ao DAC e à diretoria da Vasp. Já o requerimento do deputado Dinis Pinheiro (PSD) solicita que seja parabenizado o procurador-geral do Estado pela criação da Secretaria Geral do Programa de Defesa do Consumidor. Participaram da reunião os deputados Marcos Helênio (PT) - presidente, Dinis Pinheiro (PSD) - vice-presidente, Antônio Andrade (PMDB), Gil Pereira (PPB), Carlos Pimenta (PL) e Ajalmar Silva (PSDB).
Responsável pela informação: Lucio Peres - GCS - 031-2907800