Defesa do consumidor discute serviços públicos

A Comissão de Defesa do Consumidor ouviu, nesta terça-feira (10), representantes da Copasa, Cemig e Telemig, que fala...

10/03/1998 - 10:00

Defesa do consumidor discute serviços públicos



     A Comissão  de  Defesa  do  Consumidor  ouviu,  nesta  terça-feira  (10),

representantes da  Copasa, Cemig  e Telemig,  que falaram  sobre  os  serviços

prestados pelas  empresas à  população mineira. Para o presidente da Comissão,

deputado Geraldo Nascimento (PT), estes esclarecimentos fizeram-se necessários

devido ao  montante de reclamações recebidas pelo Procon-Assembléia. Segundo o

presidente, têm  chegado a 800 as reclamações referentes ao serviços prestados

por essas  empresas. As  motivações principais  são a  cobrança excessiva  nas

contas de água e luz; e o serviço BH 900, nas contas de telefone.

     Para o  coordenador do  Procon-BH, Rodrigo  Botelho Campos,  embora ainda

haja um  grande número  de reclamações  quanto  aos  serviços  prestados  pela

Copasa, Cemig  e Telemig, estas empresas já estão mudando de atitude. "Estamos

passando por  uma fase  de transformação.  O Direito do Consumidor tem ajudado

muito no  aprimoramento das relações, e o consumidor já faz parte da visão das

empresas". O  Código de  Defesa do Consumidor completa nesta quarta-feira (11)

sete anos  de vigência.  Rodrigo Campos acrescentou que a mudança nas relações

fez com que houvesse uma redefinição dos serviços, refletindo até no volume de

reclamações que a entidade recebe. "Houve uma redução significativa", afirma.

     O representante  da Telemig,  Ricardo Henrique  de Melo Fonseca, informou

que a  empresa precisou  reajustar as  tarifas, para  adequar  os  serviços  e

possibilitar a  sua expansão  com qualidade.  Segundo ele,  a empresa pretende

atender, neste  ano, a  50% dos  inscritos para  linhas telefônicas no Estado.

Para o  representante da  Cemig, José  da Costa  Carvalho  Neto,  os  serviços

oferecidos  pela   empresa  possuem   a  aprovação  de  93%  da  população  e,

conseqüentemente, não  têm gerado  reclamações.  "Implantamos  um  serviço  de

atendimento ao consumidor 24 horas. Isso faz com que os consumidores fiquem em

constante comunicação conosco", destaca José da Costa.

     Presenças - Participaram da reunião os deputados Geraldo Nascimento (PT),

que a presidiu; José Militão (PSDB), Ambrósio Pinto (PTB) e João Leite (PSDB).

Participaram, ainda,  os representantes  da Copasa  Gelton Palmieri  e  Emílio

Vasconcelos; os  representantes da Telemig, Ricardo Henrique de Melo Fonseca e

Frederico da  Silva; o  presidente da  Associação Brasileira dos Consumidores,



Danilo Santana;  a presidente da Associação das Donas de Casa, vereadora Lúcia

Pacífico Homem e o coordenador do Procon-BH, Rodrigo Botelho Campos.

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