Defesa do consumidor discute serviços públicos
A Comissão de Defesa do Consumidor ouviu, nesta terça-feira (10), representantes da Copasa, Cemig e Telemig, que fala...
10/03/1998 - 10:00Defesa do consumidor discute serviços públicos
A Comissão de Defesa do Consumidor ouviu, nesta terça-feira (10), representantes da Copasa, Cemig e Telemig, que falaram sobre os serviços prestados pelas empresas à população mineira. Para o presidente da Comissão, deputado Geraldo Nascimento (PT), estes esclarecimentos fizeram-se necessários devido ao montante de reclamações recebidas pelo Procon-Assembléia. Segundo o presidente, têm chegado a 800 as reclamações referentes ao serviços prestados por essas empresas. As motivações principais são a cobrança excessiva nas contas de água e luz; e o serviço BH 900, nas contas de telefone. Para o coordenador do Procon-BH, Rodrigo Botelho Campos, embora ainda haja um grande número de reclamações quanto aos serviços prestados pela Copasa, Cemig e Telemig, estas empresas já estão mudando de atitude. "Estamos passando por uma fase de transformação. O Direito do Consumidor tem ajudado muito no aprimoramento das relações, e o consumidor já faz parte da visão das empresas". O Código de Defesa do Consumidor completa nesta quarta-feira (11) sete anos de vigência. Rodrigo Campos acrescentou que a mudança nas relações fez com que houvesse uma redefinição dos serviços, refletindo até no volume de reclamações que a entidade recebe. "Houve uma redução significativa", afirma. O representante da Telemig, Ricardo Henrique de Melo Fonseca, informou que a empresa precisou reajustar as tarifas, para adequar os serviços e possibilitar a sua expansão com qualidade. Segundo ele, a empresa pretende atender, neste ano, a 50% dos inscritos para linhas telefônicas no Estado. Para o representante da Cemig, José da Costa Carvalho Neto, os serviços oferecidos pela empresa possuem a aprovação de 93% da população e, conseqüentemente, não têm gerado reclamações. "Implantamos um serviço de atendimento ao consumidor 24 horas. Isso faz com que os consumidores fiquem em constante comunicação conosco", destaca José da Costa. Presenças - Participaram da reunião os deputados Geraldo Nascimento (PT), que a presidiu; José Militão (PSDB), Ambrósio Pinto (PTB) e João Leite (PSDB). Participaram, ainda, os representantes da Copasa Gelton Palmieri e Emílio Vasconcelos; os representantes da Telemig, Ricardo Henrique de Melo Fonseca e Frederico da Silva; o presidente da Associação Brasileira dos Consumidores, Danilo Santana; a presidente da Associação das Donas de Casa, vereadora Lúcia Pacífico Homem e o coordenador do Procon-BH, Rodrigo Botelho Campos.
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