Alemg divulga relatório de atividades de 1997

O balanço das atividades da Assembléia na 3ª sessão legislativa ordinária da 13ª legislatura mostra a intensificação ...

20/01/1998 - 05:40

Alemg divulga relatório de atividades de 1997



     O balanço das atividades da Assembléia na 3ª sessão legislativa ordinária

da  13ª   legislatura  mostra  a  intensificação  do  relacionamento  entre  o

legislativo,  a  sociedade  e  os  municípios.  O  relatório  lista  as  ações

implementadas pela  Alemg a  partir da  decisão da  Mesa que estabeleceu, além

desta, as  seguintes prioridades  para o  biênio  1997/1998:  dinamização  dos

trabalhos legislativos  e valorização  do servidor.  Segundo o  presidente  da

Assembléia, deputado Romeu Queiroz, 70% das metas propostas foram alcançadas.

     A dinamização  dos trabalhos  legislativos incluiu a reforma do Regimento

Interno, a  interiorização e  maior divulgação  do trabalho  das comissões e o

tratamento especial  aos projetos  mais relevantes  - incluindo a participação

dos envolvidos por meio de debates. Com o objetivo de intensificar as relações

da Assembléia  com a  sociedade, foram  ampliados os  serviços  do  Centro  de

Atendimento  ao  Cidadão  (CAC),  com  a  criação  do  Procon-Assembléia;  foi

realizado o  censo da  cidadania, para estender em quantidade e abrangência as

informações do  cadastro de  entidades civis  e  seus  representantes;  e  foi

interiorizado o  projeto "Educação  para a  Cidadania", além da realização das

Audiências Públicas  Regionais  e  do  aumento  do  intercâmbio  com  Câmaras,

Prefeituras e Associações Microrregionais.

     No que  diz respeito à valorização do servidor, houve atuação conjunta do

setor de  Recursos Humanos  com a  Escola do  Legislativo,  para  estimular  o

desenvolvimento dos funcionários; atualização dos instrumentos de avaliação de

desempenho e de desenvolvimento na carreira; e o aprimoramento dos sistemas de

informação e de comunicação interna.

     A Assembléia realizou cinco Ciclos de Debates, três Fóruns Técnicos e uma

teleconferência  inédita,   que  levou  ao  interior  do  Estado,  através  de

transmissão ao  vivo, via  antena parabólica, o debate sobre a municipalização

do ensino  fundamental. Os  Ciclos de Debates são os seguintes: "A Vale do Rio

Doce na  economia nacional";  "A implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases

da Educação",  "Direitos Humanos  (Avaliação do  Programa Nacional de Direitos

Humanos)", "Segurança Pública e Democracia", "Implantação e desenvolvimento de

empresas de base tecnológica em Minas Gerais".



     Os Fóruns  Técnicos abordaram  os seguintes  temas: "Seguridade social do

servidor público de Minas Gerais", "Ensino fundamental sob a nova legislação",

"Gestão de  Recursos Públicos  e Cidadania". A teleconferência abordou "Gestão

de recursos para o ensino fundamental nos municípios".

     Plenário analisou 781 proposições

     Em 1997,  tramitaram em  Plenário 781  proposições, sendo 39 Propostas de

Emenda à  Constituição (PECs),  693 projetos  de lei, 14 projetos de resolução

(PRs), 20  mensagens de veto, cinco mensagens, 574 requerimentos e 25 ofícios,

apreciados em  179 reuniões.  Desse total, 252 proposições foram transformadas

em lei.

     Entre os  destaques, estão  o PR  1.077/96, da  Mesa, que  contém o  novo

Regimento Interno,  que dará  mais agilidade ao processo legislativo; além dos

projetos de  lei que  tratam da  Lei de  Diretrizes Orçamentárias  (LDO) e  do

Orçamento do  Estado para  1998. Vários  projetos  de  iniciativa  parlamentar

também podem ser destacados, entre eles os PLs 741/96, que cria a Ouvidoria de

Polícia do Estado; 1.089/97, que trata da assistência social às populações das

áreas inundadas por reservatórios; e 1.253/97, que prevê a adaptação de ônibus

para pessoas portadoras de deficiência física.

     Comissões confirmam tendência de interiorização das atividades

     Em 1997, as Comissões Permanentes da Assembléia intensificaram o processo

de interiorização  de suas  atividades. Houve  889 reuniões  para subsidiar  o

processo legislativo  e, ao  interior, foram  feitas 59  visitas e 10 reuniões

destinadas a  audiências públicas  - sempre  realizadas com  a participação da

sociedade, de  autoridades e  da população  em geral.  As Comissões  receberam

1.215 convidados, que vieram à Assembléia discutir os mais variados temas.

     Além das  14 Comissões  Permanentes, atuaram  41 comissões  temporárias -

quatro Comissões  Parlamentares de  Inquérito (CPIs), três Comissões Especiais

para proceder  a estudos  e 34  Comissões Especiais  para emitir parecer sobre

proposições.

     A  atuação   da  CPI  do  Sistema  Penitenciário  e  da  CPI  que  apurou

irregularidades no  Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipsemg)

também foi  destaque em 1997. Os parlamentares da CPI do Sistema Penitenciário

apresentaram, no relatório final, diversas propostas para melhorar o quadro em

Minas -  muitas delas  já tramitando,  como a que prevê o aumento do número de

defensores públicos.  Os parlamentares  da CPI  do Ipsemg  viajaram  a  outros

Estados, a  fim de  estudar novos  modelos de  previdência para  os servidores

mineiros.

     Mesa da Assembléia racionaliza o trabalho e reduz cargos

     A Mesa  da Assembléia  também foi  responsável por  importantes ações  em

1997. Além de autora do projeto do novo Regimento Interno, a Mesa apresentou o

PR 1.518/97,  que prevê  a redução  de  cargos  e  funções  da  Secretaria  da

Assembléia. Proibiu,  ainda, a  remuneração de  substituições e  implementou a

etapa de capacitação específica, quando da realização de concurso público para

preenchimento de cargos no Legislativo.

     Outras ações  foram: a  redução do  número  de  diretorias  e  cargos  de

direção; a  criação da avaliação setorial; a definição de novos critérios para

formação profissional;  a regulamentação do aproveitamento do servidor inativo

no âmbito  da Secretaria; e a instituição da jornada diária de oito horas para

os servidores. O lançamento da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop)

foi uma das últimas ações da Mesa em 1997.

     Atividades institucionais para o exercício da cidadania

     Várias foram  as atividades  institucionais promovidas  em 1997  voltadas

para a sociedade e para a interiorização dos trabalhos:

     * Audiências  Públicas Regionais:  foram realizadas em 14 cidades-pólo do

Estado no primeiro semestre.

     *  Projeto  "Nova  Gestão  Pública  Regionalizada":  realizado  nos  dois

semestres,  reuniu  prefeitos,  secretários  municipais  e  representantes  de

associações microrregionais,  promovendo a discussão de temas de interesse das

administrações  locais.  Foram  celebrados  ainda  convênios  com  associações

microrregionais e Câmaras, para prestação de consultoria.

     * Ciclos  de  debates,  fóruns  técnicos,  teleconferência  e  cursos  de

extensão: discutiram-se  temas  como  seguridade  social,  educação,  direitos

humanos, gestão  de recursos públicos, cidadania, desenvolvimento tecnológico,

etc.

     *  Publicações:   "Revista  do   Legislativo";   "Glossário   de   Termos

Parlamentares", com  versões em  inglês, francês  e  espanhol;  volume  5  dos

"Cadernos do  Legislativo"; volume  3 da coleção "Passo a Passo"; o livreto "A

mudança da capital", lançado com a apresentação da peça teatral de mesmo nome;

e a  continuidade da  série "Memória  Política de  Minas Gerais", com o volume

sobre Pio Canedo.

     * Programa Educação para a Cidadania: o Projeto Cidadão Mirim, integrante

do Programa,  recebeu o  Prêmio Opinião  Pública 1997, concedido pelo Conselho

Regional de Relações Públicas de São Paulo e do Paraná (Conrerp).

     * Canais de comunicação com a sociedade:

     - grade  de programação da TV Assembléia (canal 40 da TV a Cabo): além da

apresentação, ao  vivo,  de  todas  as  reuniões  de  Plenário  e  de  eventos

institucionais importantes, há também programas como o "Assembléia em Debate",

"Procon Assembléia",  "Assembléia Informa"  (veiculado também  pelo  rádio)  e

"Repórter Assembléia".

     - o  sistema "Assembléia  On Line"  ganhou novas conexões na capital e no

interior. Através dele, o cidadão tem informações sobre a agenda da Assembléia

e o  processo legislativo.  Câmaras, Prefeituras,  entidades,  associações  já

estão  interligadas.  A  home-page  do  Legislativo  na  Internet  também  foi

dinamizada.

     - foi  realizada, em  caráter  pioneiro,  a  teleconferência  "Gestão  de

Recursos para  o Ensino  Fundamental", em  novembro.  As  questões  levantadas

durante  o   evento  serviram   como  elementos  valiosos  para  a  elaboração

legislativa.

     - inauguração do "Procon Assembléia" e do "Fale com as Comissões".

     Secretaria dá suporte técnico-operacional para as atividades

     A Secretaria  da Assembléia  também desenvolveu  várias ações,  tendo  em

vista as determinações da Mesa para o biênio 1997/1998 e o Plano Plurianual de

Ação Governamental (PPAG). Foram implementadas as seguintes ações:

     * Programa de Desenvolvimento Institucional: suporte técnico à realização

de seminários,  fóruns técnicos  e ciclos de debates, bem como à elaboração do

Regimento Interno.  Foi criado  também  um  novo  formato  para  as  "Análises

Prévias" - documentos elaborados pela Consultoria da Assembléia sobre projetos

importantes em  tramitação, com  o objetivo de informar o cidadão e enriquecer



as discussões. As "Análises Prévias" passaram a ser encaminhadas aos segmentos

da sociedade potencialmente interessados nos temas de que tratam.

     * Programa de Integração Legislativo/Sociedade: destaque para a Escola do

Legislativo, além  da  garantia  das  condições  técnico-operacionais  para  a

realização de vários eventos - entre eles as Audiências Públicas Regionais e o

Projeto Nova Gestão Pública Regionalizada.

     * Programa  de Modernização Administrativa: substituição de terminais por

microcomputadores conectados  em  rede;  reformas  nos  setores  de  apoio  ao

processo legislativo  e  nos  gabinetes  parlamentares;  redução  das  funções

gerenciais, por  meio da  implantação do  sistema  de  tarefas  nominativas  e

diárias.

     *  Programa  de  Desenvolvimento  de  Métodos  e  Técnicas  Legislativas:

implementação de  adaptações necessárias  à consolidação do modelo preconizado

pelo novo  Regimento Interno;  acesso a  dados sobre  a arrecadação tributária

estadual e  sobre a  execução orçamentária  constantes do Sistema Integrado de

Administração Financeira (Siaf).

     * Programa  de Desenvolvimento de Recursos Humanos: promoção de cursos de

capacitação em  informática, por  meio de  convênio com o Senac; realização de

cursos pela Escola do Legislativo.

     *  Programa  de  Representação  Política:  participação  no  II  Encontro

Nacional de  Informática  Aplicada  ao  Legislativo  (Enial/97);  promoção  de

debates e  seminários voltados para a otimização do trabalho dos parlamentares

e das  equipes de  apoio político.  Entre esses,  merecem destaque  o encontro

sobre "Comunicação,  Imprensa e  Poder Público;  a palestra  sobre o Orçamento

para 1998; e o seminário "Trabalho político e comunicação".

Responsável pela informação: Rodrigo Lucena - GCS - 031-2907800