Dep. criticam PL do governador que aumenta alíquota de IPVA
O Projeto de Lei 1.425/97, do governador do Estado, que trata do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores ...
21/11/1997 - 05:32Dep. criticam PL do governador que aumenta alíquota de IPVA
O Projeto de Lei 1.425/97, do governador do Estado, que trata do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não foi apreciado nesta quinta-feira (20) pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembléia Legislativa. O relator da matéria, deputado José Braga (PDT), pediu o prazo regimental para emitir o parecer. Mesmo assim, o projeto foi discutido pelos deputados, que questionaram principalmente o aumento da alíquota para automóveis e a inovação da cobrança para embarcações e aeronaves. A Comissão aprovou requerimento do deputado Durval Ângelo (PT) para que sejam solicitadas à Consultoria da Assembléia informações sobre os valores das alíquotas de IPVA praticadas em Minas Gerais, em estados limítrofes e no Paraná em 1997 e as a serem praticadas em 1998. O deputado Antônio Júlio (PMDB) criticou o aumento excessivo do IPVA que, segundo ele, foi de 33%. O parlamentar ressaltou que o projeto é polêmico e pode provocar questionamentos na justiça. Portanto, deve ser analisado cuidadosamente pelo Legislativo, para que não seja aprovada "uma lei inaceitável e inaplicável". Citou, como um dos pontos que podem provocar questionamentos, a cobrança de IPVA sobre embarcações e aeronaves que nem mesmo ficam em Minas Gerais. Chamou, ainda, de absurdo o percentual proposto para aeronaves, 3% e citou como exemplo o avião Boeing, que custa cerca de US$ 150 milhões e ressaltou que o governo do Estado não tem autonomia para fiscalizar aeronaves. O deputado Durval Ângelo disse que o IPVA dobrou no governo de Eduardo Azeredo. "Do jeito que caminha, o governador vai cobrar IPVA até de bicicletas e carroças em Minas Gerais", disse. Para o parlamentar, o aumento de alíquotas pode incentivar a evasão de receita, com os contribuintes optando por emplacar os automóveis em outros estados. Observou que toda a população acaba pagando por isso porque os custos são repassados, por exemplo, com aumento de passagens e de frete. Durval Ângelo disse que o governo teve uma perspectiva correta ao propor a diminuição de 3% para 2% da alíquota de IPVA para locadoras de automóveis e citou o caso de uma empresa que emplaca a frota no Paraná, provocando perda de R$ 11 milhões ao ano para Minas Gerais. Ele chamou atenção, também, para o artigo 20 do PL 1.425/97, que autoriza o Executivo a alterar o valor e a forma de cobrança de IPVA, sem autorização do Legislativo, no caso de algum estado vizinho dispensar tratamento mais favorecido a esse tributo. Durval Ângelo criticou o artigo dizendo que ele "cassa poderes da Assembléia Legislativa". O presidente da Comissão, deputado Miguel Martini (PSN), apoiou a necessidade de discutir melhor o projeto e acatou sugestão do deputado Antônio Júlio para que a próxima reunião seja feita já com os dados sobre as alíquotas de IPVA praticadas em 1997 em poder da Comissão.
Responsável pela informação: Fabiola Farage - GCS - 031-2907800