Problemas em rodovias é discutido em reunião conj. de comissões

A falta de educação no trânsito é o principal problema das rodovias estaduais mineiras e responsável pela maioria dos...

21/03/1997 - 10:00

Problemas em rodovias é discutido em reunião conj. de comissões



     A falta  de educação  no trânsito  é  o  principal  problema  das

rodovias estaduais  mineiras e responsável pela maioria dos acidentes.

Essas foram  algumas constatações  do debate  realizado nesta  quarta-

feira (20-03)  pelas Comissões  de Direitos e Garantias Fundamentais e

de Saúde  e Ação  Social da Assembléia. Participaram representantes do

DNER,  DER  e  Polícia  Rodoviária  Federal,  sobre  a  conservação  e

segurança nas rodovias que cortam o Estado.

     Representando o  secretário de  Transporte e  Obras  Públicas  de

Minas, Israel  Pinheiro  Filho,  o  diretor  de  Operação  de  Via  do

Departamento de  Estradas de Rodagem (DER/MG), Sérgio Vieira de Souza,

afirmou que  60% dos  acidentes acontecem  de dia, 74% com tempo bom e

68% nas  retas. Em 90% dos acidentes a culpa é do condutor do veículo,

6% de problemas na via e 4% de defeito mecânico, disse Souza.

     Segundo o  diretor do  DER, dos  446 pontos críticos nas rodovias

estaduais ou  federais delegadas  ao  órgão  estadual,  170  já  foram

priorizados e  40 deles eliminados. Souza ainda disse que o DER possui

desde janeiro  de 1989  um programa  fixo voltado  justamente  para  a

educação no trânsito, chamado "SOS-Trânsito".

     O  diretor  do  Departamento  Nacional  de  Estradas  de  Rodagem

(DNER/MG), Almir  Lopes Calmont de Andrade, também citou que é elevado

o número  de acidentes fatais em retas de rodovias, com dia claro, sem

chuva. "É  preciso educar  os motoristas e promover uma nova cultura",

disse.

     Autor do  requerimento que  solicitou a  realização da reunião, o

deputado Antônio Roberto (PMDB) concordou que o principal problema das

estradas é  relacionado com  a  educação,  mas  destacou  ser  preciso

melhorar a  sinalização, principalmente  cortar o  capim existente nas

margens da  rodovias, possibilitando  a visualização  de  placas,  que

devem ser  repostas quando  retiradas por terceiros. O deputado tratou

dos acidentes  verificados no  trecho da BR-262 entre Belo Horizonte e

João Monlevade, assim como a conservação do estrada neste trecho.



     Falta de  recursos -  O diretor  do DNER  em Minas,  Almir  Lopes

afirmou que  o órgão  encontra-se em receita suficiente para cuidar da

sinalização das  rodovias federais no Estado. Segundo ele, no final do

ano passado  Minas foi  dividada em  cinco regiões  e foram  assinados

contratos com  empresas para  manutenção de  sinalização nestas áreas.

Entretanto, como não foi aprovado até agora o Orçamento da União deste

ano, os recursos federais não estão chegando aos cofres do DNER, o que

tem causado atrasos também nas obras de melhoria do Anel Rodoviário de

Belo Horizonte.

     Já o diretor de Manutenção do DER, Anderson de Souza Lima Novais,

disse que  a  prioridade  do  órgão  está  ligada  às  interseções  de

rodoviárias. "É  preciso sinalizar  e limpar  estas  áreas",  afirmou,

destacando que  o DER tem R$ 3,5 milhões para empregar na sinalização.

Além disso,  está em  andamento um  contrato junto ao Banco Mundial um

financiamento de  R$ 29 milhões para recapeamento de 1.160 quilômetros

de estradas estaduais, que precisam destas obras com urgência. "Não dá

mais para tapar buracos", disse.

     O diretor  da Polícia  Rodoviária Federal,  Gibrain Souza  Couri,

explicou que  o órgão possui poucos recursos humanos e administrativos

para fiscalizar  os 7 mil quilômetros de estradas federais em Minas. E

o prefeito  de Itabira,  Olímpio Pires  Guerra, defendeu a cobrança de

pedágio na rodovia que serve à região daquela cidade, além de parceria

da iniciativa privada com o poder público para melhorar as estradas.

     Projetos - O deputado Carlos Pimenta (PL), presidente da Comissão

de Saúde  e Ação  Social, defendeu  durante a reunião o seu projeto de

lei que  torna obrigatório  o uso  de farol  baixo durante  o dia  nas

rodovias que  cortam Minas  Gerais. Ele alegou que a proposta encontra

resistências na  Assembléia, sendo que já foi adotada no Rio Grande do

Sul, onde diminuiu o número de acidentes.

     E o  deputado Ajalmar  Silva explicou  o seu  projeto de  lei que

estabelece que  todos os  ônibus intermunicipais  terão de  possui  um

pequeno indicador  de velocidade  acima da cadeira de cada passageiro.

Isso para impedir abuso de velocidade pelos motoristas.

     O deputado  João Leite  solicitou informações  detalhadas ao DNER

sobre privatização  de rodovias  federais em  Minas. Ele  finalizou  a

reunião  ressaltando   que   os   problemas   de   trânsito   são   de

responsabilidade de  todos cidadãos e devem ser enfrentados através da

educação para o trânsito.

     Durante a  reunião foram aprovados dois requerimentos do deputado

João Leite.  O primeiro solicita que seja enviado ofício ao governador

para que  seja regulamentado  o artigo  22 da  Lei 11.819, que criou a

Secretaria da  Criança e  do Adolescente; o outro torna conjunta com a

Comissão de  Saúde e  Ação Social  a reunião da Comissão de Direitos e

Garantias Fundamentais  que vai  ouvir, na  próxima semana, o deputado

federal José Elias Murad, sobre medidas antitabagistas.

     Participaram  da   reunião  os  deputados  João  Leite  (PSDB)  -

presidente, Hely  Tarquínio (PSDB),  Antônio Roberto  (PMDB),  Ajalmar

Silva (PSDB),  Marcelo Gonçalves  (PDT), Carlos  Pimenta (PL),  Álvaro

Antônio (PDT),  Jorge Hannas  (PFL) e  Jorge Eduardo  (PMDB), além  de

outros representantes do DNER, DER e Polícia Rodoviária Federal.

Responsável pela informação: Lucio Perez - GCS - 031-2907800