Comissão de Defesa do Consumidor ouve diretores da Multicanal
A Comissão de Defesa do Consumidor, presidida pelo deputado Marcos Helênio (PT), reuniu nessa terça-feira (9) represe...
23/09/1996 - 08:46Comissão de Defesa do Consumidor ouve diretores da Multicanal
A Comissão de Defesa do Consumidor, presidida pelo deputado
Marcos Helênio (PT), reuniu nessa terça-feira (9) representantes do
Movimento das Donas de Casa, do Procon Municipal de Belo Horizone, da
Associação dos Usuários de tv por assinatura, e da empresa Multicanal,
que opera os serviços de tv a cabo em Belo Horizonte, para debater as
reclamações dos usuários.
O Presidente da Associação do Usuários de Tv por Assinatura,
vereador Márcio Cunha, disse que a entidade, recém-fundada, está
procurando ouvir os usuários para adotar uma linha de atuação, mas já
recebeu várias reclamações, sendo a queixa mais comum a de que o
telefone 1422 da Multicanal é praticamente inacessível, dificultando a
solicitação de manutenção. Outras queixas atingem os pacotes de canais
"básico" e "avançado" oferecidos pela operadora e a revista com a
programação, que se tornou mais difícil de consultar. O pacote
"básico" contém 27 canais e o "avançado" possui 46 canais, incluídos
os do "básico".
Para o diretor do Procon Municipal, Luiz Fernando Carceroni, o
grande problema a ser resolvido é o dos contratos antigos, pois os
usuários foram prejudicados com a divisão da oferta de canais em
pacotes. Carceroni disse que o contrato da Multicanal desequilibra a
relação entre empresa e usuário por conter cláusulas que permitem à
empresa modificar o contrato unilateralmente, o que é ilegal.
A funcionária pública Elma Jacob reclamou do serviço de
manutenção da operadora, que a deixou durante o mês de março sem os
sinais da tv a cabo, e das despesas que teve com os reparos, que
considerou abusivas. Elma disse também que os pacotes da operadora
foram uma imposição e que os melhores canais foram colocados no pacote
"avançado". No mesmo tom, prosseguiu a representante do Movimento das
Donas de Casa, Maria Mônica Castro, que atacou também os preços
cobrados pela Multicanal.
O diretor-geral da Multicanal, Cristiano Pinheiro Fonseca, disse
que o mercado de tv a cabo em BH sofreu um crescimento muito rápido, o
que trouxe vários problemas. Anunciou que a empresa vai utilizar fibra
ótica na instalação de novos pontos. Acompanhado dos diretores
Alejandro César e Célio Balona Júnior, Pinheiro Fonseca reconheceu que
a revista com a programação que circulava em Belo Horizonte era melhor
que a de hoje e disse que encaminha à sede da empresa, no Rio de
Janeiro, as cartas dos consumidores que reclamam do novo formato da
revista.
O deputado Carlos Pimenta, que também criticou a revista da
Multicanal, perguntou por qual motivo a empresa não pode oferecer um
pacote apenas com os canais do "avançado", excluídos os do "básico",
criando uma terceira opção que baratearia o custo da mensalidade. A
questão foi repetida por outros representantes, sem que os diretores
da empresa a entendessem. Por fim, o diretor Cristiano Fonseca disse
que os pacotes são formados levando-se em conta o mercado e o custo
dos canais para a operadora.
Os participantes da reunião acertaram um novo encontro para
dentro de um mês, quando tentarão solucionar a questão dos contratos
dos assinantes antigos, que teriam sido prejudicados com a criação dos
pacotes de canais.
Participaram, ainda, da reunião os deputados Antônio Andrade
(PMDB), Gil Pereira (PPB) e Glycon Terra Pinto (PPB).
Responsável pela informação: Francisco Mendes - GCS - 031-2907800