Monitoramento de Resultados

Relatório de Evento Institucional Relatório de Evento Institucional

Consulte o parecer da Comissão de Meio Ambiente sobre o relatório elaborado pelo Comitê de Representação do evento.

Realizado

Monitoramento dos resultados

Seminário Legislativo Águas de Minas III - Os Desafios da Crise Hídrica e a Construção da Sustentabilidade
Início: 09/04/2015 Término: 02/10/2015

O Brasil e Minas Gerais vivem hoje uma grave crise hídrica. Momento de limitações, mas também de oportunidades. Entre os objetivos deste seminário, estão avaliar a implementação das leis nacional e estadual das águas, colher sugestões para aprimorar as políticas públicas nessa área e estimular a educação ambiental.

Receba notícias por e-mail
Monitoramento de Resultados

Após o encerramento de um evento institucional, inicia-se a etapa Monitoramento de Resultados.

Nessa etapa, as propostas priorizadas no evento são analisadas pelo Comitê de Representação eleito na Plenária Final. O objetivo é nivelar o entendimento sobre o conteúdo das propostas e indicar sugestões de encaminhamento que possam ser avaliadas pela Assembleia de Minas (requerimentos, projetos de lei, emendas a proposições em tramitação ou sugestões ao Orçamento do Estado).

As propostas priorizadas e as sugestões de encaminhamento aprovadas pelo Comitê de Representação dão origem a um Relatório de Evento Institucional que, após ser entregue à Mesa da Assembleia, é distribuído à comissão permanente que tem a atribuição de deliberar sobre a maior parte dos encaminhamentos sugeridos.

As proposições legislativas surgidas a partir do Relatório de Evento Institucional são acompanhadas e suas eventuais repercussões são informadas em Relatórios de Monitoramento divulgados periodicamente.


O QUE FAZ O COMITÊ DE REPRESENTAÇÃO

O Comitê de Representação de um evento institucional analisa as propostas priorizadas do Documento Final e propõe sugestões de encaminhamentos. O resultado desse trabalho é compilado em um Relatório de Evento Institucional, a ser entregue à Mesa da Assembleia. A próxima fase de atuação do comitê é acompanhar e monitorar a apreciação do relatório pelas comissões e a tramitação das propostas na Assembleia.

O Comitê de Representação do Seminário Legislativo Águas de Minas III - Desafios da crise hídrica e a construção da sustentabilidade foi instalado em 3/11/2015. Os objetivos do seminário foram avaliar a implementação de leis nacionais e estaduais sobre os recursos hídricos, colher sugestões para aprimorar as políticas públicas nessa área e estimular a educação ambiental, entre outros.

Composição do Comitê de Representação


RELATÓRIO DE EVENTO INSTITUCIONAL

Tramitação do Relatório de Evento Institucional - Seminário Legislativo Águas de Minas III
Passo a passo da análise pela Comissão de Meio Ambiente da ALMG. Recebido na comissão em 11/3/16.

Relatório de Evento Institucional - Seminário Legislativo Águas de Minas III
Sugestões de encaminhamento das propostas priorizadas e destinatários potenciais. Material entregue à Presidência da ALMG em 25/2/16.


MATERIAL DE REFERÊNCIA

Documento final do Seminário Legislativo Águas de Minas III
(36 propostas)


O Relatório de Monitoramento associará as propostas priorizadas no evento (veja abaixo) aos seus respectivos desdobramentos. Apresentará, quando for o caso, as repercussões identificadas em ciclos periódicos de monitoramento. Aguarde em breve a publicação do relatório.

Total: 36 propostas
Proposta 11

Estabelecimento de políticas públicas prioritárias para a recuperação das áreas de recarga das águas subterrâneas, criando mecanismos de apoio técnico para orientação da utilização do solo, com a criação e o fortalecimento de estruturas governamentais de apoio para implementação de práticas agroecológicas.

Autoria: Plenária Final
Proposta 12

Especificação, na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado de Minas Gerais, de uma rubrica para o recebimento dos recursos financeiros oriundos da cobrança pelo uso da água, vinculada diretamente à agência de bacia ou entidade equiparada, caso exista, ou ao órgão gestor de recursos hídricos, nos demais casos ou quando se tratar de transferência de recursos de bacias federais; e liberação dos recursos retidos nos anos anteriores.

Autoria: Plenária Final
Proposta 13

Revisão da Lei n° 15.910 para que 100% da compensação financeira pelo uso de recursos hídricos paga pelas hidrelétricas ao Estado seja destinada ao Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais - Fhidro -, garantindo a destinação de 25% aos atingidos por hidrelétricas e barragens, tanto a montante quanto a jusante das mesmas, sendo repassados 5% para as populações tradicionais, sem possibilidade de contingenciamento desses recursos financeiros, e para que, no mínimo, 20% dos recursos do Fhidro sejam aplicados na recuperação e conservação do meio ambiente em municípios com o IDH abaixo da média estadual e naqueles localizados em áreas suscetíveis aos avanços da desertificação.

Autoria: Plenária Final
Proposta 14

Garantir orçamento para o Programa Bolsa Verde, instituído pela Lei Estadual n° 17.727/2008, e honrar o pagamento dos termos de cooperação já firmados, relativos aos editais de 2010 e 2011.

Autoria: Plenária Final
Proposta 15

Estabelecimento de regras e critérios para aplicação das verbas arrecadadas e geridas pelo Ministério Público, em Termos de Ajustamento de Conduta - TACs - e em compensações ambientais, como forma de financiar projetos especificados e priorizados nos Planos Diretores das Bacias, com a apreciação do respectivo Comitê de Bacia Hidrográfica.

Autoria: Plenária Final
Proposta 16

Desburocratização e agilização na aplicação dos recursos do Fhidro, abrangendo: (a) criação de câmara técnica do Conselho Estadual de Recursos Hídricos para intermediação do repasse do recurso do Fhidro aos CBHs enquanto não for regulamentado o repasse de 7,5%; (b) estruturação de comissões e câmaras setoriais para formulação de editais temáticos e análise de projetos; e implantação de uma única instância burocrática para avaliação legal, implementação de convênios e contratação de projetos.

Autoria: Plenária Final
Proposta 17

Incentivo à criação de cursos de engenharia com enfoque tecnológico - com cursos superiores de tecnologia (tecnólogos) e curso técnicos - nas regiões do semiárido e Médio Rio Doce, a fim de atuar nas questões ambientais de saneamento, saúde, infraestrutura e desenvolvimento do conhecimento, para alavancar um parque tecnológico voltado para a população atingida pela seca, os povos indígenas e os agricultores atingidos pela degradação ambiental.

Autoria: Plenária Final
Proposta 18

Revisão da política tributária estadual para incentivar o desenvolvimento e a transferência de conhecimento e de novas tecnologias e equipamentos para o uso eficiente de água e a produção de energia limpa, com baixo impacto ambiental, com a participação prioritária de instituições públicas de ensino superior e de institutos de pesquisas científico-tecnológicas.

Autoria: Plenária Final
Proposta 19

Garantia dos recursos necessários para a universalização e a integralização do saneamento básico no Estado de Minas Gerais, conforme bases estabelecidas no Plano Nacional de Saneamento Básico - Plansab -, de 2013, no Plano Estadual de Recursos Hídricos e nos planos diretores de bacias, priorizando o uso de recursos não onerosos (não reembolsáveis), o monitoramento e a fiscalização do funcionamento.

Autoria: Plenária Final
Proposta 20

Implantação da Vigilância em Saúde Ambiental em todos os municípios mineiros, dentro do prazo de dois anos, com fiscalização e apoio da Secretaria de Estado de Saúde - SES -, nos moldes estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde - SUS: Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano; Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes (solo, ar e químicos prioritários); e desastres naturais e acidentes com produtos perigosos; garantindo a divulgação dos resultados aos consumidores, conforme mecanismos e instrumentos definidos no decreto n° 5.440/2005, avaliando os dados epidemiológicos das doenças de transmissão hídrica em conjunto com os dados de qualidade da água e fortalecendo o sistema.

Autoria: Plenária Final
páginas 2/4
IR PARA


Vídeos

28/09/2015

RX das águas mineiras

Nove cidades sediaram etapas do Seminário Águas de Minas III promovido pela Assembleia. Em cada região, demandas e suges...

00:03:42 | (29346kb)

21/08/2015

Diagnóstico das águas no Triângulo

Há dois meses, os deputados percorrem as regiões do estado e ouvem a população de nove cidades das principais bacias hid...

00:03:37 | (19144kb)

19/08/2015

Uso do sol para poupar os rios mineiros

A situação das sub-bacias dos rios Urucuia e Paracatu foi debatida no oitavo encontro do Seminário das Águas, realizado ...

00:02:28 | (18886kb)


Áudios

26/08/2015 11:00

Consulta pública sobre crise hídrica é prorrogada até 30/8

As sugestões enviadas pela população serão analisadas na plenária final do Seminário Legislativo Águas de Minas, entre os dias 29/9 e 2/10, na Capital,

00:01:24 | Download (1315kb)

21/08/2015 17:00

Está aberta consulta pública relativa ao Seminário Águas de Minas

O objetivo da iniciativa e recolher contribuições sobre temas discutidos no evento como a crise hídrica e a gestão das águas.

00:01:58 | Download (1152kb)

20/08/2015 13:00

Noroeste - Governo anuncia investimentos em energia solar em Paracatu

A informação foi confirmada durante encontro regional do Seminário Legislativo das Águas.

00:01:33 | Download (1461kb)

ALMG nas redes sociais