Logomarca ALMG

Projeto de Lei Nº 4451/2025

77 a favor0 contra
Inicio das opiniões: 30/09/2025
Taciana Mansur
A favor
Uberaba/MG28/10/2025 às 18:43
O prédio da Emater-MG, mais do que uma construção e sede administrativa da Empresa, representa e guarda sua história construída ao longo dos anos de relevante trabalho em benefício do desenvolvimento agropecuário de Minas Gerais, portanto, deve ser preservado como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico ao Estado.
Márcio
A favor
Belo Horizonte/MG27/10/2025 às 20:42
Mais do que justo: a agropecuária mineira merece!!!!
Vera Lucia
A favor
Jequitinhonha/MG27/10/2025 às 15:29
O patrimônio publico é para ser usado para o bem da populacao, não pra cobrir déficits que a má gestão criou.
Gustavo Laterza de Deus
A favor
Uberaba/MG19/10/2025 às 12:49
O prédio-sede da EMATER-MG, mais do que uma estrutura física e administrativa, representa um símbolo importante de patrimônio imaterial do Estado, do povo mineiro e da Extensão Rural devido a sua relevância histórica sociocultural, onde neste espaço se guarda e celebra a memória da Extensão Rural Mineira e Brasileira, além de registrar a trajetória de evolução do desenvolvimento rural de Minas Gerais. Sua importância transcende as paredes que o compõem, pois nele estão guardadas décadas de história, saberes, práticas e experiências que contribuíram e continuam contribuindo para a construção da identidade rural e agropecuária de Minas Gerais.
Guilhermina
A favor
Uberlândia/MG19/10/2025 às 06:47
Tombar o prédio da EMATER MG - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de MG, é preservar a memória da extensão do Brasil, do desenvolvimento rural sustentável, do fortalecimento da agricultura familiar, do trabalho de milhares de profissionais que constrói diariamente a Extensão Rural há quase 80 anos na maioria dos municípios mineiros.
FABRICIO
A favor
Montes Claros/MG17/10/2025 às 07:30
A história da extensão rural em Minas Gerais é marcada por uma trajetória de compromisso, inovação e presença constante ao lado do agricultor. Desde a criação da Acar-MG, em 1948, e mais tarde com a consolidação da Emater-MG, o estado foi pioneiro na formação de um modelo de extensão pública que uniu técnica, cidadania e desenvolvimento humano. Ao longo das décadas, os extensionistas enfrentaram secas, crises e transformações, mas nunca abandonaram o campo. Estiveram presentes nos momentos mais difíceis, ajudando famílias a produzir, a preservar o meio ambiente e a manter viva a cultura rural. Foram, e continuam sendo, educadores populares, construtores de pontes entre a pesquisa e a prática, entre o Estado e o cidadão. Defender a história da extensão rural mineira é, portanto, reconhecer o valor de uma política pública que promove inclusão social, segurança alimentar, igualdade de oportunidades e permanência digna no campo. Pela memória, pelo presente e pelo futuro da extensão rural mineira — seguimos em defesa desse prédio que represnta todas estas lutas e conquistas!
Lucas Moura
A favor
Uberlândia/MG16/10/2025 às 18:52
O prédio sede da EMATER-MG em BH realmente representa a história da agricultura mineira e nacional. O museu existente em suas dependências e recém nominado de Museu Alysson Paolinelli conta, e muito, parte importante desta aventura exitosa de desbravação do bioma cerrado brasileiro, da consolidação da agricultura tropical, da cafeicultura, da fixação de famílias no campo com qualidade de vida e renda, do desenvolvimento das diversas regiões do estado de MG que apresenta número enorme de municípios com suas economias alicerçadas na agropecuária, agropecuária esta que atingiu recentemente o 1º lugar no PIB estadual, superando até mesmo o PIB da mineração. Sim! É de extrema relevância preservar a história mineira! Da Extensão Rural! De inúmeras famílias que contribuem diariamente com o crescimento do estado de MG e dos diversos municípios que compõem o mesmo!
Adriene
A favor
Belo Horizonte/MG16/10/2025 às 11:05
Um absurdo o governo tentar vender um prédio que nele tem um museu com a história da agricultura familiar de MG. Que o prédio seja tombado e preservado!!
Regina
A favor
Belo Horizonte/MG16/10/2025 às 10:47
O prédio da Emater é muito mais que uma construção. É o símbolo da extensão rural em Minas Gerais.
Ana Maria
A favor
Rio Piracicaba/MG16/10/2025 às 09:28
Acho primordial a preservação deste Patrimônio que conta a história da Extensão Rural no Brasil. Um marco na evolução da agricultura mineira e do país! Este imóvel é mais do que um prédio, é a."casa da Extensão Rural de MG e do Brasil". Preservá-lo é defender um legado importante do desenvolvimento rural mineiro. Muitos grandes profissionais passaram por aquela casa e ajudaram a mudar os rumos da agricultura e pecuária mineira!

Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Todos os direitos reservados. Versão: 7.0.4. Este site é protegido pelo reCAPTCHA (aplicam-se sua Política de Privacidade e Termos de Serviço).

Termos de Uso e Política de Privacidade