Logomarca ALMG

Proposta de Emenda à Constituição Nº 24/2023

326 a favor12.020 contra
Inicio das opiniões: 10/10/2023
Moderador
15/10/2025 às 18:15

A atuação da moderação tem o intuito de criar um ambiente respeitoso, propício para a manifestação e a participação, preservados os direitos de todos.


De acordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade do Portal da ALMG, é vedado qualquer conteúdo que possa ser considerado ilegal ou que incite ou favoreça práticas que violem a privacidade de terceiros, que seja ameaçador, preconceituoso, racista ou que utilize vocabulário ofensivo ou desrespeitoso.


Dessa maneira, quando o comentário contém palavras, expressões ou termos ofensivos, ele é ocultado, independentemente de ser contra ou a favor da proposição discutida.


Ciente dos Termos do Portal, a opinião sobre proposições em tramitação na Casa será sempre bem-vinda.

Renato
15/10/2025 às 17:28
Comentário removido pelo autor.
Cris
Contra
Belo Horizonte/MG11/10/2025 às 11:11
O simples fato de existir essa PEC evidencia a falta de respeito. Se o plebiscito foi instituído no mínimo era respeitar isso. Privatizar nossa água é regredir. Se tem problemas a COPASA o que tem que ser feito é resolvê-los, não transfeir patrimônio do povo.
Junio
10/10/2025 às 18:36
Comentário removido pela moderação.
Luciano
Contra
Varginha/MG10/10/2025 às 09:31
É só ver o que está acontecendo com a SABESP no estado de São Paulo. Sem contar o que estão fazendo com os empregados dela.
Alexandre Braga Lima
Contra
Montes Claros/MG10/10/2025 às 09:06
Ser contrário à privatização da Copasa envolve preocupações com o acesso universal à água, aumento das tarifas, piora na qualidade dos serviços e o risco de desassistência para populações vulneráveis. Muitos especialistas, sindicatos e movimentos sociais consideram o saneamento um direito básico e defendem que a Copasa, por ser patrimônio público, deve atender igualmente ricos e pobres, sem priorizar apenas áreas mais lucrativas. A privatização tende a colocar o lucro acima do compromisso com o acesso à água e saneamento, podendo gerar aumentos nas tarifas para garantir retorno financeiro aos investidores privados e, consequentemente, exclusão dos usuários mais vulneráveis. Há o temor de que regiões mais pobres, ou com menor rentabilidade, fiquem desassistidas, já que o interesse privado é voltado a áreas com maior potencial lucrativo. Diversas experiências nacionais e internacionais mostram que privatizações do setor de saneamento muitas vezes resultam em piora da qualidade dos serviços, aumento de reclamações e queda nos índices de tratamento e fornecimento de água. O modelo público permite o chamado “subsídio cruzado”, onde áreas mais rentáveis financiam o serviço em áreas deficitárias, assegurando universalização, o que pode ser inviabilizado sob a lógica privada. A Copasa foi construída com investimento da sociedade mineira, e privatizá-la representa abrir mão de um patrimônio público estratégico, além de limitar a participação social nas decisões sobre o saneamento. Pesquisas indicam que a maioria dos mineiros é contrária à privatização, reforçando que decisões desse porte deveriam passar por amplo debate público. Exemplos de privatizações em outros estados, como Rio de Janeiro e Alagoas, mostram aumento das tarifas, piora no acesso e na qualidade do serviço pós-privatização, servindo de alerta para o caso mineiro. Dessa forma, a oposição à privatização da Copasa se fundamenta principalmente na defesa do direito à água, na universalização do serviço, na preservação do patrimônio público e na proteção dos interesses sociais acima do lucro privado.
Luiz
Contra
Belo Horizonte/MG10/10/2025 às 05:23
os brasileiros não confiam mais que Minas Gerais possa voltar a revelar políticos competentes, e honestos !!! Exceção feita às combativas deputadas estaduais de MG, Lohanna França, Beatriz Cerqueira e Bella Gonçalves
Luiz
10/10/2025 às 05:22
Comentário removido pelo autor.
Luiz
Contra
Belo Horizonte/MG10/10/2025 às 05:21
Já dizia a velha canção, conhecida como hino de Minas: DÓ de Minas Gerais DÓ de Minas Gerais Destruída por Zema, não recupera jamais DÓ de Minas Gerais
Ulisses
A favor
Curvelo/MG09/10/2025 às 13:02
PRAVATIZE JÁ!!! Se a telefonia celular ainda fosse estatal niguem aqui estaria votando nem contra nem a favor, pois niguém teria acesso ao celular... O lucro e a concorrência movem o mundo pra frente... Quem é contra provavelmente está dependendo do dinheiro do Estado...
Ulisses
09/10/2025 às 08:25
Comentário removido pelo autor.
CLICIA MAGALHAES
Contra
Belo Horizonte/MG08/10/2025 às 20:14
Um absurdo privatizar a COPASA
Raniere
Contra
Belo Horizonte/MG08/10/2025 às 14:31
Tire as mãos da Copasa e da Cemig, a Copasa e a Cemig são nossos patrimônios, inegociáveis! Venda as lojas Zema!
Alexandre Domingos Resende da Fonseca
Contra
Belo Horizonte/MG08/10/2025 às 14:11
Água é um bem essencial para população, não deve ser privatizado.
Vivily
Não votou
Sete Lagoas/MG08/10/2025 às 12:44
contra
Daniela
08/10/2025 às 12:26
Comentário removido pela moderação.
Rosana da Silva Lima
Contra
Patrocínio do Muriaé/MG08/10/2025 às 06:07
Antes do Zema a Copasa não tinha a milésima parte de problemas que tem agora, a Copasa é nossa ela é de Minas Gerais!
Fabiano
Contra
João Pinheiro/MG08/10/2025 às 00:36
O governo de Minas tira o direito da população mineira opinar e a Faria Lima tira o direito dos mineiros o acesso ao saneamento de qualidade em detrimento do lucro.
Eliana
Contra
Florestal/MG07/10/2025 às 22:06
Tire as mãos da Copasa, a Copasa é nosso patrimônio , inegociável! Venda as lojas Zema
Arthur
Contra
Santos Dumont/MG07/10/2025 às 21:47
🚨 A CEMIG E A COPASA NÃO ESTÃO A VENDA!! NÃO QUEREMOS PRIVATIZAÇÃO!!

Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Todos os direitos reservados. Versão: 6.2.4. Este site é protegido pelo reCAPTCHA (aplicam-se sua Política de Privacidade e Termos de Serviço).

Termos de Uso e Política de Privacidade