Notícias

Comissão visita centro de atendimento a mulheres vítimas de violência

Um dos objetivos da visita, na quinta-feira (2), é conhecer o serviço e as ações desenvolvidas em parceria com outros equipamentos públicos do Estado.

30/04/2024 - 11:55
Imagem

O Centro Risoleta Neves de Atendimento às Mulheres (Cerna), no Centro de Belo Horizonte, será visitado, às14h30 de quinta-feira (2/5/24), pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A visita foi solicitada pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede), com o objetivo de conhecer o serviço e as ações desenvolvidas em parceria com outros equipamentos públicos do estado. 

Com atuação voltada para mulheres vítimas de violência doméstica, o Cerna oferece apoio e acolhimento com equipes multidisciplinares. No local, as vítimas podem acessar atendimentos jurídico e psicológico, por exemplo. De 2019 até fevereiro deste ano, foram atendidas 897 mulheres, de acordo com o governo estadual. A procura aumentou de 84 mulheres em 2019 para 185 em 2023.

Desde a pandemia, são feitos alguns atendimentos on-line e oferecidas capacitações com profissionais de centros de referência de outros municípios para expansão do atendimento. Em 2023, foi realizada parceria com a Polícia Civil para garantir que quatro psicólogas do Cerna atuassem em casos de flagrante delito contra mulheres na Delegacia de Plantão de Contagem.

Comissão Especial - análise do Veto nº 9/2024

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine